Domingo, 05 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse não haver necessidade de incluir o Canadá no acordo com o México

Compartilhe esta notícia:

Presidente dos EUA também alertou Congresso dos EUA a não interferir em negociações sobre o Nafta. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (1º) que não há necessidade de incluir o Canadá no novo acordo comercial com o México e alertou o Congresso norte-americano a não interferir nas negociações. “Não há nenhuma necessidade política de manter o Canadá no novo acordo do Nafta [Acordo de Livre Comércio da América do Norte]. Se não fizermos um acordo justo para os EUA após décadas de abusos, o Canadá estará fora”, disse Trump no Twitter.

Ele acrescentou que o Congresso não deve interferir nessas negociações e ameaçou simplesmente acabar com o Nafta completamente. “Ficaremos melhor assim”, escreveu. Segundo ele, o Nafta foi um dos “piores acordos comerciais já feitos”.

Acordo sem o Canadá

Na véspera, Donaldo Trump notificou formalmente ao Congresso sobre a intenção de assinar um acordo comercial com o México nos próximos 90 dias, ao qual o Canadá pode se juntar “se desejar”. Na segunda-feira (27), Trump anunciou de maneira inesperada que tinha chegado a um acordo com o México e afirmou que o Canadá poderia se juntar ou negociar um pacto comercial separadamente.

O objetivo do acordo é reformar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, em vigor desde 1994 entre os três países e que atualmente engloba mais de US$ 1 bilhão anuais em operações comerciais.

O presidente dos Estados Unidos disse querer “se livrar do nome Nafta”, que tem uma “conotação ruim”, e que por isso o acordo será chamado “The Unites States-México Trade Agreement” (Acordo Comercial Estados Unidos-México).

Negociações continuam

Após uma semana de intensas negociações com a ministra canadense Chrystia Freeland para atualizar o Nafta, surgiram alguns avanços, mas não suficientes para carimbar o pacto. Ambas as partes voltarão a se reunir em Washington na próxima semana.

As conversas entre os dois países azedaram fortemente na sexta-feira (31), depois que o presidente dos Estados Unidos disse que um pacto ocorreria nos termos dos Estados Unidos e Ottawa permaneceu firme contra assinar “um acordo qualquer”.

“As conversas foram construtivas e fizemos progressos. Nossa equipe se reunirá com a ministra Freeland e seus colegas na quarta-feira da próxima semana”, informou o representante de Comércio Exterior do governo americano Robert Lighthizer. Segundo ele, o acordo EUA-México é um dos mais avançados e “com maiores padrões comerciais no mundo”, disse em comunicado.

União Europeia

A UE (União Europeia) responderá da mesma forma se o presidente Donald Trump renunciar à promessa de se abster da imposição de tarifas sobre automóveis da região, disse o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, enquanto as tensões comerciais entre a Europa e os Estados Unidos aumentavam novamente.

Juncker disse à emissora alemã ZDF que a UE não deixará ninguém determinar suas políticas comerciais. Se Washington decidiu impor tarifas de automóveis depois de tudo, “então nós também faremos isso”.

Trump rejeitou na quinta-feira (30) uma oferta da UE para eliminar tarifas sobre carros e disse que as políticas comerciais da UE são “quase tão ruins quanto as da China”, informou a Bloomberg News.

Juncker disse que negociou um “acordo para acessar-fogo” com Trump em julho e, apesar de tais acordos serem frequentemente ameaçados, eles geralmente são respeitados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um avião pegou fogo ao pousar na Rússia e deixou feridos
Com críticas a Donald Trump, países celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-donald-trump-disse-nao-haver-necessidade-de-incluir-canada-em-acordo-com-o-mexico/ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse não haver necessidade de incluir o Canadá no acordo com o México 2018-09-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar