Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O presidente dos Estados Unidos sugeriu a construção de um muro no deserto do Saara para deter imigrantes

Compartilhe esta notícia:

O deserto do Saara ocupa quase todo o Norte da África. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu ao ministro das Relações Exteriores da Espanha, Josep Borrel, a construção de um muro no deserto do Saara para conter a imigração da África para a Europa. “Fechar os portos não é solução, como tampouco é solução construir um muro no Saara, como me sugeriu o presidente Trump recentemente”, afirmou Borrell durante um almoço com jornalistas.

Borrell, que no ano passado presidiu o Parlamento Europeu, questionou: “Mas o senhor sabe como é grande o Saara?”. Ao que Trump respondeu: “Não pode ser maior do que a fronteira entre os EUA e o México”. E acrescentou: “Façam vocês um muro que cerce o Saara”.

O deserto, que ocupa quase todo o Norte da África, tem cerca de 4.800 km de leste a oeste. O muro que Trump quer construir na fronteira mexicana mediria cerca de 3.200 km, a um custo de US$ 20 milhões, segundo estimativas.

A Espanha registrou desde o começo deste ano cerca de 38 mil chegadas por terra e por mar, de acordo com dados da OIM (Organização Internacional de Migração). O país tem dois encraves no Norte da África, Ceuta e Melilla, protegidos por barreiras metálicas com seis metros de altura que são frequentemente saltadas por imigrantes que tentam entrar no território espanhol.

Livro sobre Trump 

O livro do jornalista americano Bob Woodward, que fala mal do governo de Donald Trump, “Fear” (Medo), vendeu mais de 1,1 milhão de exemplares na sua primeira semana nas livrarias, o melhor início de vendas já registrado pela editora Simon & Schuster. A cifra inclui as vendas de livros impressos, audiolivros e livros digitais, informou a editora, filial do grupo de mídia CBS.

Somente no dia 11 de setembro, quando foi lançado o livro que conta o “caos” reinante na Casa Branca na era Trump, “Fear” vendeu 900 mil exemplares. Woodward, o jornalista do The Washington Post que, junto com Carl Bernstein, ajudou a revelar o escândalo Watergate que derrubou o presidente Richard Nixon em 1974, teve um sucesso maior do que o livro “Fire and Fury”, de Michael Wolff, também sobre o governo Trump. A editora anunciou que já providenciou a décima impressão do livro, o que elevará a quantidade de cópias impressas a 1,2 milhão.

Assédio

Brett Kavanaugh, o indicado por Trump para a vaga em aberto na Suprema Corte dos EUA, e Christine Blasey Ford, que o acusou de assédio sexual quando os dois estavam no ensino médio, afirmaram na segunda-feira (17) que estão dispostos a prestar depoimento no Senado, que avalia a nomeação do juiz, para esclarecer o caso. As informações são da agência de notícias Efe.

A advogada de Christine, Debra Katz, afirmou em entrevista à emissora NBC que sua cliente está disposta a fazer o que for necessário para levar a denúncia adiante, o que inclui testemunhar sob juramento no Senado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O governo federal estima conceder 376 bilhões de reais em incentivos fiscais em 2019
Um avião que decolou do Brasil fez um pouso de emergência em Nova York
https://www.osul.com.br/o-presidente-dos-estados-unidos-sugeriu-a-construcao-de-um-muro-no-deserto-do-saara-para-deter-imigrantes/ O presidente dos Estados Unidos sugeriu a construção de um muro no deserto do Saara para deter imigrantes 2018-09-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar