Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O presidente Michel Temer participa nesta quinta-feira da convenção do MDB que vai oficializar o ex-ministro da Fazenda como candidato da sigla ao Planalto

Compartilhe esta notícia:

O presidente Temer e Henrique Meirelles. O candidato tenta se descolar da impopularidade do chefe do Executivo. (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

O presidente Michel Temer vai participar nesta quinta-feira (2) da convenção do MDB que vai oficializar o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles como candidato da sigla ao Planalto apesar da tentativa de Meirelles de se descolar da impopularidade do chefe do Executivo.

O pré-candidato do MDB à Presidência vai apresentar cinco diretrizes do programa de governo na convenção do partido, em Brasília. Em busca de uma mulher para vice em sua chapa nas eleições 2018, o ex-ministro destacará como prioridades investimentos em educação, saúde e segurança pública, além do reforço no programa Bolsa Família – lançado na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) –, e em medidas para desburocratizar o ambiente de negócios.

Com jingle em ritmo de forró que o define como “o cara” na economia, Meirelles falará para os correligionários em cima de uma plataforma que lembra uma arena, andando de um lado para o outro com microfone em punho. Tudo foi planejado para que a plateia ficasse em volta de um palco oval, como se estivesse “abraçando” o ex-ministro.

Pacto de confiança pela governabilidade

No discurso, Meirelles defenderá um pacto de confiança pela governabilidade e dirá que tem resultados a mostrar não apenas na Fazenda, mas também no comando do BC (Banco Central), onde passou oito anos, nos dois governos de Lula, condenado e preso na Lava-Jato. Um telão exibirá sua biografia e depoimentos, como o de sua mulher, a psiquiatra Eva Missini.

Pela contabilidade do Palácio do Planalto e da cúpula do MDB, Meirelles será oficializado candidato com cerca de 450 votos. Após a dissolução do diretório de Minas, o número de convencionais com direito a voto caiu de 629 para 598.

O senador Renan Calheiros (AL) quer fazer um discurso enfático, na convenção, contra a candidatura de Meirelles, que hoje tem 1% das intenções de voto. Irredutível, ele tem uma reunião nesta quarta-feira (1), com o presidente do MDB, Romero Jucá (RR), que pretende convencê-lo a não discursar. Aliado do PT em Alagoas, Renan prega liberdade para acertos políticos regionais.

Carta

Michel Temer, que é presidente licenciado do partido, lançou uma carta de apoio à candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles nas eleições 2018, fazendo um alerta aos correligionários. “Não precisamos de de salvadores da pátria, inventores da roda. Precisamos de alguém experiente que saiba o que fazer. E o Meirelles sabe. Já provou isso”, disse Temer, na mensagem que mandou para os emedebistas via WhatsApp.

O presidente pretende discursar na convenção a favor de Meirelles e da candidatura própria. Temer tem direito a dois votos e considera sua presença importante no evento já que não pretende deixar de ter influência no processo sucessório, apesar de os candidatos evitarem citá-lo, como aconteceu neste sábado (28), quando o empresário Paulo Skaf foi lançado candidato ao governo do Estado de São Paulo.

Em sua fala, Michel Temer adverte aos candidatos do partido que a presença de Meirelles na disputa presidencial será importante para a eleição deles mesmos em seus Estados. “No momento em que se aproximam as convenções partidárias, nós chamamos o Meirelles. Fizemos isso porque é importante ter um candidato a presidente da República. Será importante para nossos candidatos a deputado estadual e federal, para senador e governador, ver o 15 do nosso MDB na disputa nacional. E quem vai representar o 15 é o candidato Henrique Meirelles. Chamar o Meirelles é reconhecer o trabalho de um profissional que teve sucesso na iniciativa privada, dirigiu um dos maiores bancos internacionais”, afirmou o presidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O PCdoB oficializou a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República
A França aprovou uma lei que proíbe o uso de smartphones e tablets em escolas
https://www.osul.com.br/o-presidente-michel-temer-participa-nesta-quinta-feira-da-convencao-do-mdb-que-vai-oficializar-o-ex-ministro-da-fazenda-como-candidato-da-sigla-ao-planalto/ O presidente Michel Temer participa nesta quinta-feira da convenção do MDB que vai oficializar o ex-ministro da Fazenda como candidato da sigla ao Planalto 2018-08-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar