Quarta-feira, 19 de agosto de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Em abertura de conferência em Buenos Aires, Temer disse que o País deixou a recessão para trás

Compartilhe esta notícia:

Para Temer, "hoje, mais do que nunca", é necessário preservar o sistema de comércio entre os países e a integração global. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Michel Temer, em discurso neste domingo (10) na abertura da Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), criticou o protecionismo como estratégia de desenvolvimento e citou números da economia brasileira que, segundo ele, deixou a recessão “para trás”.

O evento da OMC ocorreu em Buenos Aires e contou também com a presença de outros líderes mundiais, como o presidente da Argentina, Maurício Macri.

Em uma fala de cerca de 5 minutos, Temer se concentrou em defender o multilateralismo no comérico mundial e o papel da OMC como mediadora entre os países.

“Comércio e investimentos geram crescimento, emprego e prosperidade. A história nos ensinou que isolamento não é solução. É ilusório pensar que o protecionismo pode trazer desenvolvimento. O que de fato traz desenvolvimento é mais e mais integração. É em nome de mais integração que defendemos a OMC”, disse o presidente.

Para ele, “hoje, mais do que nunca”, é necessário preservar o sistema de comércio entre os países e a integração global.

Temer disse ainda que o Brasil tem uma “ambiciosa” agenda de crescimento e, para isso, pretende se envolver cada vez mais na cadeia de negócios internacional.

“O Brasil de hoje deixou para trás a recessão. Nossa economia se recupera, cria postos de trabalho, a produção industrial tem crescido, as taxa de juros recuaram para o menor patamar histórico, a inflação é a mais baixa em muitos anos”, afirmou Temer.

“Estamos levando adiante uma ambiciosa agenda de reformas para para o Brasil, que envolve necessariamente maior e melhor inseração na economia global”, completou.

Comitiva presidencial

Temer levou na comitiva do governo o novo ministro da Secretaria de Governo, Carlos Maruns (PMDB-MS), que ficará responsável pela articulação política do Palácio do Planalto no Congresso. Também viajou com o presidente o relator da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, deputado Arthur Maia (PPS-BA).

A ideia de Temer era aproveitar a viagem a Buenos Aires para afinar com os aliados as negociações para votar a reforma da Previdência. Os próximos dias serão decisivos para o governo. Na próxima quinta-feira devem começar os debates da matéria no plenário da Câmara. A votação está prevista para começar no dia 18.

O governo federal quer votar a reforma na Câmara ainda em 2017, por considerar a meta mais difícil em 2018, ano eleitoral. O Congresso entra de folga no dia 22 de dezembro e retorna em fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

A polícia acusou um casal pelo assassinato de uma brasileira em uma ilha do Havaí
Após reforma trabalhista, advogados criam rede em WhatsApp para rastrear decisões
Pode te interessar