Quarta-feira, 08 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O próximo presidente deveria manter a equipe de Michel Temer, diz o ex-ministro da Fazenda, Delfim Neto

Compartilhe esta notícia:

Após a redemocratização do País, Delfim permaneceu como figura de destaque nos meios econômico e político. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Brasil corre o risco de dar certo caso o vencedor do pleito deste domingo tenha “um pouco de humildade e inteligência para conservar a equipe técnica que está lá no governo Temer”, afirmou Delfim Netto, em almoço para poucos – entre eles, Shigeaki Ueki – na casa de Naji Nahas, nos Jardins.

“Eles levaram seis ou sete meses até esclarecer a contabilidade criativa de Dilma. São funcionários públicos de carreira, não têm nada a ver com ideologia e é muito importante deixá-los onde estão, ante a atual situação que está bastante boa”, disse o experiente czar da economia brasileira, do alto dos seus 90 anos.

“A inflação baixa está garantida”

No almoço descontraído, em que se lembrou da fase militar e de como os ministros civis sempre trabalharam com liberdade, Delfim fez uma radiografia rápida da economia brasileira.

Destacou que a inflação baixa está garantida – a safra será boa, a taxa de juros real está caindo, há condições para se manter o câmbio flutuante, o emprego começou a reagir. “Se o Ilan Goldfajn ficar no BC, se o programa BC+ continuar, o spread bancário vai cair sem se precisar instituir a ideia idiota de imposto”.

“Importante é convencer a atual equipe a ficar lá”

Para Delfim, não importa se é o Haddad ou Bolsonaro a vencer: mais importante é convencer a equipe a ficar no governo. “Eu já vi muito leão virar gato, e quem tem a ideia de que é só sentar lá, ligar a lambreta e deixar andar vai dar com a cara na parede”. Delfim reforça que há chance de crescimento, mas que é preciso prosseguir no atual processo.

Haddad não manteria equipe

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, disse na semana passado que se eleito não vai manter no governo nenhum integrante da equipe econômica do presidente Michel Temer.

Haddad deu a declaração em uma coletiva de imprensa em um hotel de São Paulo.

“Em primeiro lugar, nós tomamos uma decisão importante, que é o seguinte: ao contrário, posso falar, ao contrário do Bolsonaro, nós decidimos não manter ninguém da equipe econômica do Temer no nosso governo. Então, a partir do dia 1º de janeiro, a equipe do Temer sai e entra uma nova equipe. Bolsonaro disse que vai manter. Nós não vamos manter ninguém do alto escalão da equipe econômica do Temer”, afirmou Haddad.

Questionado sobre nomes para integrar um futuro governo, Haddad disse que está em busca de nomes. Ele falou que está fazendo sondagens, independentemente de partidos políticos, e que o País precisa de um governo “o mais amplo possível”.

“Eu tenho feito sondagens a pessoas que eu respeito, independentemente, de partido político. Convite, eu ainda não fiz nenhum. Eu estou fazendo sondagens. Estou conversando com pessoas de alta respeitabilidade, quero fazer um governo mais amplo possível, o Brasil precisa disso, mas eu não fiz nenhum convite. Mas, sondagens, sigo fazendo”, disse Haddad.

O candidato afirmou ainda que conversou com um assessor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Haddad afirmou que vem buscando apoio de políticos defensores da democracia.

Também na última semana, em Brasília, representantes de seis partidos que apoiam a candidatura de Haddad (PT, PC do B, PCB, PSB, PSOL e Pros) fizeram uma reunião e divulgaram uma nota conjunta. Os partidos disseram que, acima de todas as diferenças, os brasileiros devem votar pela democracia e pelo futuro do País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Saiba para onde vai o dólar e veja dicas para quem precisa comprar a moeda
A Justiça bloqueou 27 milhões de reais do ex-governador do Paraná Beto Richa na Operação Quadro Negro
https://www.osul.com.br/o-proximo-presidente-deveria-manter-a-equipe-de-michel-temer-diz-o-ex-ministro-da-fazenda-delfim-neto/ O próximo presidente deveria manter a equipe de Michel Temer, diz o ex-ministro da Fazenda, Delfim Neto 2018-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar