Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O PT confirmou a viagem de Lula a Porto Alegre nesta terça, véspera de seu julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta terça-feira (23) em Porto Alegre onde participará de ato com movimentos sociais e militantes.

“Estou indo para Porto Alegre agradecer a solidariedade do povo que está se manifestando”, disse Lula, mencionando, ao longo de sua fala, o apoio que vem recebendo de movimentos sociais, líderes sindicais e militantes da esquerda.

Já em Porto Alegre, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, acompanhada de dirigentes partidários e sindicais, em coletiva concedida à imprensa nesta segunda-feira (22), se manifestou sobre a decisão do ex-presidente.

“Foi uma decisão dele, de coração, para agradecer as pessoas que estão se deslocando de todas as regiões do País para apoiar a democracia e seu direito de se candidatar”, declarou Gleisi.

Ato

Lula participa de um ato às 17h na Esquina Democrática, no Centro Histórico e retorna para São Paulo. Ele acompanhará o julgamento de quarta-feira (24) na sede do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP). À noite, ele é esperado em um ato na Praça da República, região central da capital paulista, às 19h. No quinta-feira (25), o PT faz um evento com suas principais lideranças e o ex-presidente para reafirmar Lula como candidato à Presidência da República.

De acordo com o vice-presidente do PT nacional, Alexandre Padilha, várias lideranças nacionais estarão presentes no ato em Porto Alegre e a previsão é de uma caminhada até o Anfiteatro do Pôr do Sol, onde o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) está acampado. “No dia 24 pela manhã vamos caminhar até o ponto mais próximo do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região)”.

“Eu quero dizer para vocês que estou tranquilo, mas estou magoado”, afirmou Lula durante a reunião com líderes sindicais nesta segunda, dizendo ser julgado por um crime sem provas. “Eu vou tranquilamente aguardar o resultado, eu vou recorrer, qualquer que seja o resultado eu vou recorrer.”

O petista disse ainda estar sendo julgado para não fazer parte da corrida eleitoral. “Eu nem precisaria ser candidato. Tem vários candidatos, e eu já fui presidente. Mas eu não posso ser alijado de uma disputa política porque os que não gostam de mim não querem que eu seja. Então eu prefiro ser julgado pelos que gostam. Prefiro ser julgado pela maioria do povo brasileiro, que ao longo desse tempo aprendeu que é sim possível esse país ser melhor”, afirmou.

Caravanas

Já são 500 caravanas confirmadas rumo a Porto Alegre e 2,5 mil militantes do MST acampados desde a manhã de segunda-feira (22), segundo informou Padilha. Ele fez um balanço do primeiro dia de atos que ocorreram não só na capital gaúcha, mas no resto do País e também fora do Brasil.

Divisão

Antes da confirmação, a viagem de Lula ao Rio Grande do Sul dividiu opiniões. O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, chegou a opinar que a presença do ex-presidente na Capital poderia ser vista como uma provocação à Justiça. No entanto, Stédile também disse que o fato de Lula estar na cidade poderia “animar a militância”, ponto que lideranças do PT também mencionaram anteriormente.

Julgamento

Lula será julgado no TRF-4 na quarta-feira no caso do triplex do Guarujá (SP). Em primeira instância, ele foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a sentença, Lula recebeu R$ 2,2 milhões em propina da construtora OAS na forma do apartamento e nas reformas realizadas no imóvel. Os advogados de Lula afirmam que não há prova dos crimes e que evidências da inocência do ex-presidente foram ignoradas.

Caso a condenação seja mantida, o petista, que lidera as principais pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018, pode ficar inelegível.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ladrão assalta mulher, rouba seu carro e, em um gesto de bondade, dá a ela dinheiro do táxi para voltar para a casa
Casal de médicos tenta tirar uma foto na sacada de uma pousada e acaba caindo
https://www.osul.com.br/o-pt-confirmou-viagem-de-lula-porto-alegre-nesta-terca-vespera-de-seu-julgamento-no-tribunal-regional-federal-da-4a-regiao/ O PT confirmou a viagem de Lula a Porto Alegre nesta terça, véspera de seu julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região 2018-01-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar