Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O PT define a agenda da pré-campanha de Lula à Presidência da República. As caravanas serão feitas em ônibus

Compartilhe esta notícia:

Comando do partido nega que as viagens tenham objetivo eleitoral. (Foto: Agência Brasil)

Nessa segunda-feira, dois dias antes da votação que vai definir a permanência ou não do presidente Michel Temer no cargo, a cúpula do PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula se reuniram para decidir detalhes da pré-campanha do petista rumo à eleição de 2018. A definição sobre a estratégia do partido para a votação sobre a denúncia contra Temer na Câmara dos Deputados ficou para esta terça-feira, quando a Executiva e a bancada do PT se reunirão em Brasília.

Com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e do próprio Lula, o comando da legenda definiu uma agenda extensa, que começa já nesta sexta-feira, com um almoço com religiosos e comerciantes da Zona Sul de São Paulo, tradicional reduto petista. O cronograma prosseguirá pelo menos até dezembro com atos na Grande São Paulo, longas caravanas pelas regiões Nordeste, Sul e pelos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Além disso, o PT lançou o projeto Brasil em Movimento, composto por ciclos de debates e plataforma digital participativa, que pretende ser o embrião do programa de governo de Lula para o palanque em 2018.

Lula e a cúpula petista fecharam o trajeto da aguardada viagem de Lula pelo Nordeste. A caravana parte de Feira de Santana (BA) no dia 17 de agosto e vai passar por 28 cidades dos nove Estados nordestinos. O ponto final é São Luís (MA), provavelmente no dia 7 de setembro.

Por decisão de Lula, o trajeto será feito todo de ônibus, sem uso de helicóptero ou avião. De acordo com participantes da reunião, Lula exigiu apenas não ficar hospedado na casa de correligionários. “Não quero tirar a cama de nenhuma criança. Durmo até em pensãozinha, mas não quero ficar em casa de companheiros”, disse Lula.

A ideia é escolher eventos e cidades onde tenha alguma realização dos governos petistas e, assim, resgatar para o eleitorado o legado do ex-presidente. A última caravana de Lula pela região foi em 1993, segundo o ex-ministro Gilberto Carvalho. Na ocasião, o petista refez o caminho entre Garanhuns (PE) e São Paulo, percorrido pela primeira vez quando tinha 5 anos.

Até o dia 8 de setembro o ex-presidente deve estar de volta em São Paulo. Já no dia 13, Lula – condenado a nove anos de prisão no caso do tríplex do Guarujá – prestará depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba (PR), no âmbito do processo sobre o sítio usado por ele e sua família em Atibaia (SP).

A cúpula petista prevê outras três caravanas até o final deste ano. A primeira delas pela região Sul e as outras duas por Minas Gerais e São Paulo. A agenda foi definida em reunião entre Gleisi, Lula, presidentes dos diretórios petistas estaduais e das capitais, além de integrantes da Executiva e deputados, entre eles o líder do PT na Câmara, Carlos Zaratini (PT-SP). Na reunião, dirigentes das regiões Norte e Centro-Oeste também cobraram caravanas com Lula. “Por isso estamos pensando em estender as caravanas até março do ano que vem”, disse Gleisi.

O coordenador das agendas, Marcio Macedo, um dos vice-presidentes do PT, negou que o objetivo das viagens seja eleitoral. “Ele vai conversar com as pessoas sobre a realidade do País. E levar esperança”, disse o dirigente petista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo gaúcho suspendeu o pagamento da dívida e cobriu mais uma parcela de salários de servidores do Executivo
Uso de maconha sintética leva a internações nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/o-pt-define-agenda-da-pre-campanha-de-lula-presidencia-da-republica-as-caravanas-serao-feitas-em-onibus/ O PT define a agenda da pré-campanha de Lula à Presidência da República. As caravanas serão feitas em ônibus 2017-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar