Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias O PT quer 50 ônibus saindo de São Paulo para atos de apoio a Lula em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

O julgamento de Lula terá início às 8h30min desta quarta. (24) (Foto: Sylvio Sirangelo/TRF-4)

Até 50 ônibus com militantes do PT e membros de movimentos sociais sairão de São Paulo em direção a Porto Alegre para os atos do julgamento do ex-presidente Lula. Ao menos 30 estão garantidos até agora, segundo lideranças do partido. O trajeto de ida e volta de cada coletivo custará R$ 15 mil, em média.

No esforço de arrecadar dinheiro para as caravanas e atos, o diretório municipal da sigla está apelando até para publicações patrocinadas na internet. Conforme Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o partido está impulsionando (pagando) posts em redes sociais com pedidos de ajuda, para obter alcance maior.

A vaquinha virtual criada pelo comando nacional do PT registrava neste sábado, segundo o próprio site, 713 doações.

Vaquinhas virtuais liberadas

A arrecadação de dinheiro por partidos pela internet é uma das novidades para as eleições de 2018, a primeira disputa presidencial desde a proibição das doações de empresas para campanhas eleitorais.

Pré-candidatos podem começar a arrecadar fundos pela web a partir de 15 de maio – a confirmação das candidaturas só vem depois, de 20 de julho a 5 de agosto. No entanto, o dinheiro só pode ser liberado após o registro da candidatura.

O PT já testou este mecanismo de doações nas chamadas “caravanas” de Lula pelo Brasil. Em novembro, o partido recebeu, pela internet, doações que somaram R$ 100 mil em pouco mais de 15 dias para custear as despesas da viagem do ex-presidente por Minas Gerais. A campanha atraiu mais de mil doadores.

Lula em Porto Alegre

A presença de Lula não está definida ainda, já que o PT diz que ele não deve viajar para Porto Alegre para participar de seu julgamento e o ex-presidente disse que estará sim na Capital gaúcha, no dia 24. Ele deve chegar à Porto Alegre no dia 22 ou 23 e participar das manifestações preparadas pelo PT.

Oficialmente, a assessoria do Instituto Lula não confirma se o ex-presidente virá para o Rio Grande do sul, ou não.

Os advogados de defesa aconselharam o petista a não participar de manifestações em Porto Alegre, sob o argumento de que é preciso cautela para evitar confrontos e acirramento de ânimos.

“A ida de Lula a Porto Alegre sempre esteve condicionada à possibilidade de ele ser ouvido no julgamento”, disse o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), ao lembrar que esse pedido, feito pela defesa do ex-presidente, até agora não foi acatado pelo tribunal. “Não tem sentido ele ir lá e ficar olhando. As manifestações que estamos organizando na cidade serão de solidariedade e apoio, mas Lula não vai participar”, afirmou.

No dia 23, a presidente cassada Dilma Rousseff vai participar da abertura de uma vigília no Parque Harmonia, em frente ao TFR-4.

Cerca de duas semanas atrás, a Justiça Federal em Porto Alegre decidiu proibir um acampamento que o Movimento dos Sem Terra (MST) pretendia fazer no parque, mas liberou o local para manifestações, com preferência para os grupos que apoiam o ex-presidente. O MST negocia com as autoridades da capital gaúcha outro local para o acampamento.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Morre mãe com câncer de mama que escreveu cartas para que sua filha leia no futuro
Operação da Polícia Federal apura desvios na Petrobras desde 1997
https://www.osul.com.br/o-pt-quer-50-onibus-saindo-de-sao-paulo-para-atos-de-apoio-lula-em-porto-alegre/ O PT quer 50 ônibus saindo de São Paulo para atos de apoio a Lula em Porto Alegre 2018-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar