Sábado, 07 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Leandro Mazzini O respeito das mulheres do Supremo

Compartilhe esta notícia:

Cármen Lúcia recebeu com tranquilidade e sem angústia a notícia, que marcou o ápice em uma escalada de tensão entre o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e Gilmar. (Foto: Agência Brasil)

Não é apenas a ex-ministra Eliana Calmon que diz serem injustas as acusações de misoginia lançadas contra o ministro Ives Gandra Filho. A presidente do STF, Cármen Lúcia, e a ministra Rosa Weber já comentaram reservadamente que Ives, além de probo e íntegro, sempre as tratou com muito respeito, até mais do que muitos colegas que declaram comungar apenas de ideias avançadas. Rosa foi colega do Ives no Tribunal Superior do Trabalho e não tem qualquer má lembrança dele, mesmo discordando de parte de suas posições jurídicas.

Trânsito

O nome do ministro agrada a ambas e a muitos colegas do Supremo, a começar pelo ministro Gilmar Mendes.

Duas lutas

O Brasil teria um déficit de 180 mil agentes penitenciários, segundo os sindicatos da categoria, que são claro, contra a privatização dos presídios e a favor de concursos públicos.

Conversa

A diplomacia brasileira divulgou que o melhor caminho para resolver conflitos é o diálogo, ao analisar o muro no México. Não é bem o que pensa o presidente Donald Trump.

Linha de fogo

Governo Temer adotou a tática de divulgar nomes cotados para cargos públicos. O balão de ensaio só prejudica o nome de quem entra na roda. A última vítima foi Ives Gandra Filho, cotado para o Supremo. O laboratório palaciano vai trabalhar a todo vapor com a suposta reforma ministerial prevista para meados de abril. Apenas Antônio Imbassahy (PSDB-BA) deve ser nomeado, aliás, outra vítima dos ensaios do Planalto.

Pompas

Rodrigo Maia (Dem-RJ) deverá lançar seu nome à reeleição da Câmara entre segunda e terça-feira, prazo final para registro da candidatura.

Palmas

Deputado Márcio Marinho (BA) festeja o acordo do PRB com a candidatura de Rodrigo Maia. Líder da bancada fechou acordo para que os 22 colegas tenham espaço nas comissões.

Todos juntos

PHS formalizou apoio a Rodrigo Maia. O “blocão” das eleições se fecha com 17 partidos, dos 25 com assento no plenário da Câmara.

Último ato

Nos bastidores, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) atribuiu ao novo líder do partido, Marcos Montes (MG), o “tiro de misericórdia” em sua candidatura.

Agrado

Vencido pela realidade, Rosso se converteu ao fisiologismo. Consta que para acalmar o espírito, recebeu promessa de cargos em ministérios, especialmente na Saúde.

Falta base

Apesar do número significativo, os sindicatos são instituições fragilizadas, aponta André Gambier Campos, que escreveu o livro “Sindicatos no Brasil”. São 5,2 mil patronais e 11,2 mil de empregados. O detalhe, segundo o pesquisador do Ipea, é que a maioria não tem condições de discutir a regulação do trabalho, cujo tema entra na pauta do Congresso Nacional.

Diversidade

Maioria dos sindicatos foi criado na área urbana e se dedica a trabalhadores privados. O Sudeste reúne 33,1% do total de sindicatos. O Nordeste 27% e a região Sul 23,8%. Mas surpresa: a maior taxa de adesão é entre os trabalhadores rurais (22,7%). Entre os urbanos, a maior participação é dos servidores públicos (36,8%).

Bandeira no pescoço

O suplente de deputado Robson Almeida (PT-BA) veio à caráter ser empossado como titular na vaga de Fernando Torres (PSD-BA). A gravata vermelha se destacava em meio a seus cabelos grisalhos.
Ponto Final
“Precisa dar piti?”, do candidato à presidência da Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO), quando Marcelo Calero saiu do Ministério da Cultura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Leandro Mazzini

Ataque ao discurso do rombo previdenciário
Dois capitães no barco petista
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar

Colunistas Cardápio

Colunistas 01 cresce e aparece

Colunistas Olha a conta

Colunistas MP cerca delegada