Domingo, 15 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Restaurante Popular de Porto Alegre será reaberto no mês que vem em três endereços

Compartilhe esta notícia:

Os restaurantes populares oferecerem refeições gratuitas às pessoas em situação de rua, além de idosos e famílias em alta vulnerabilidade social. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Após três meses de portas fechadas pela prefeitura e funcionamento prestado de forma improvisada por voluntários, a situação do restaurante popular de Porto Alegre finalmente se encaminha para um desfecho positivo. É o que prevê a edição dessa quinta-feira do Diário Oficial da capital gaúcha, ao formalizar a aprovação de duas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) para a tarefa de retomar o serviço, denominado “Prato Alegre”.

O medida deve ser posta em prática a partir de setembro. Foram aprovadas por meio de chamamento público a Associação Beith Shalom e a ASA (Associação Social Aliança), contemplando três regiões da cidade – Centro Histórico, Glória-Cruzeiro-Cristal (Zona Sul) e Nordeste-Eixo Baltazar-Norte-Noroeste. A opção pela descentralização é justificada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior:

“Queremos promover nesses locais um acolhimento mais amplo, melhorando a qualidade da alimentação, mas também oferecendo outros serviços, como atendimento em saúde, encaminhamento para o mercado de trabalho e outras áreas sociais, abraçando de forma mais qualificada este cidadão que precisa de ajuda neste momento”.

O cronograma é resumido pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia: “Pretendemos assinar o contrato de gestão ainda neste mês, e as vencedoras têm 30 dias para iniciar as atividades após essa ação”. Ela também explica que as demais organizações que participaram do edital não foram aprovadas. A região Leste-Lomba do Pinheiro-Partenon não apresentou interessados, mas um novo chamamento será realizado para atender pontos não contemplados.

Conforme o Executivo municipal, esses três restaurantes “Prato Alegre” servirão gratuitamente um total de 400 refeições diárias, de segunda a sexta-feira. Além disso, oferecerão um centro de atendimento social mais completo, com serviços em saúde, educação, cultura e oficinas de capacitação para o mercado de trabalho, dentre outras ações.

Improviso

Inaugurado em 2005 nas imediações da avenida Mauá e da Estação Rodoviária, com um conceito integrado (alimentação a preço simbólico, cursos de capacitação e assistência social), o Restaurante Popular migrou para a rua Santo Antônio (bairro Floresta) em 2016. No dia 9 de maio deste ano, porém, acabou fechado pela prefeitura, devido ao “esgotamento de medidas legais para a licitação”.

Um grupo de 18 funcionários e voluntários da Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) assumiu então a tarefa no Ginásio Tesourinha (Menino Deus), de forma provisória, com mantimentos adquiridos pela Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) mediante repasses municipais de aproximadamente R$ 40 mil por mês.

Em recente audiência pública na Câmara de Vereadores, representantes da administração municipal informaram que a ação voluntária da Adra será encerrada em outubro mas que entidades passarão a desempenhar a tarefa. “A ideia é retomar a ideia de um serviço global de refeições, assistência social e de saúde, além de outras ações com foco nos indivíduos em situação vulnerável”, explicou na ocasião Comandante Nádia.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Entenda quais regras estão valendo sobre os decretos de armas de Bolsonaro
Rússia reduz lista de profissões proibidas para mulheres
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar