Sábado, 04 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2019
Por determinação do governo do Estado, um contingente de 250 novos agentes penitenciários deve ser chamado para o efetivo da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários). A lista de convocados será publicada pelo Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
De acordo com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, esse reforço será fundamental para os planos de abertura de mais dois presídios – um em Sapucaia do Sul e o outro em Alegrete. Todos os 250 futuros servidores foram aprovados em concurso.
“O nosso programa estruturante ‘RS Seguro’ tem o sistema prisional como um de seus principais eixos”, ressaltou. “Esse chamamento de novos agentes ajudará o governo do Estado a atingir os objetivos nessa área.”
Do grupo que está prestes a ser integrado à Susepe, 50 servidores atuarão no cargo de agente penitenciário administrativo. E o Palácio Piratini já projeta para um prazo aproximado de 40 dias o começo de mais um curso de formação de novos agentes do órgão.
Audiência pública
Na manhã dessa quinta-feira, o titular da Susepe, Mario Santa Maria Junior, participou de uma reunião com Ronolfo e com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior. Na pauta, questões referentes à segurança pública no Rio Grande do Sul.
O gabinete de gestão integrada municipal, que estabelece diretrizes para programas integrados de segurança pública e defesa social esteve no centro dos debates. O encontro também serviu para a apresentação de propostas sobre as ações integradas de fiscalização e segurança urbana, bem como o acompanhamento de sua implementação.
Em seguida, o superintendente de serviços penitenciários esteve em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A sessão havia sido proposta pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos do Legislativo, a fim de detalhar a situação do órgão, seu quadro de servidores e a necessidade de nomeações de concursados.
Palestra
A agenda prosseguiu no final da manhã, com uma reunião-almoço na Sociedade Aliança de Novo Hamburgo. Acompanhado de Ranolfo Vieira Júnior e do titular da Seapen (Secretaria de Administração Penitenciária), Cesar Faccioli, o superintendente da Susepe participaram de uma palestra sobre o método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), além de tratarem de projetos para o setor.
Eles falaram sobre o tema “Presídios: o que o Rio Grande do Sul Vem Fazendo para Solucionar o Problema”. O Apac é uma alternativa ao modelo tradicional de estabelecimento prisional. No foco principal, iniciativas de inclusão do apenado. De acordo com o governo do Estado, a adoção dessa estratégia já proporciona redução nos índices de reincidência nos locais onde foi implantada.
(Marcello Campos)