Sexta-feira, 02 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Rio terá um feriado de 10 dias para conter o avanço da pandemia

Compartilhe esta notícia:

Bares, lanchonetes e restaurantes só podem funcionar no esquema drive thru ou entrega. (Foto: Reprodução)

Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), e de Niterói, Axel Grael (PDT), confirmaram nesta segunda-feira (22) que as duas cidades vão adotar regras de isolamento ainda mais rigorosas para conter a covid-19.

Durante 10 dias, período do “superferiado” já anunciado pelo governo do RJ, entre esta sexta (26) e 4 de abril, os novos decretos só autorizam a funcionar os serviços essenciais.

“Eu não chamaria de nem de feriado. Eu chamaria de momento de celebração da vida, de mais isolamento social. Porque feriado traz para a gente o momento da viagem, de lazer, ou tomar uma cerveja com os amigos, de jogar bola, ir para a praia”, disse Paes.

Ao contrário do que anunciou o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), bares e restaurantes serão fechados, assim como escolas e creches. A permanência de pessoas na rua está vetada entre 23h e 5h. Jogos de futebol e outros eventos esportivos também foram proibidos.

A vacinação contra a doença não será interrompida.

Não poderão funcionar: lojas de comércio não essencial; shoppings; bares, lanchonetes e restaurantes (só podem funcionar no esquema drive thru ou entrega); boates; danceterias; museus; galerias; bibliotecas; salões de cabeleireiro; clubes; quiosques; parques de diversão; escolas; universidades; creches; cirurgias e procedimentos eletivos em unidades da rede pública; eventos esportivos (incluindo jogos de futebol); permanência nas praias seguem proibidas (atividades físicas individuais permitidas); estabelecimento de ensino de esportes, música, arte, cultura, cursos de idiomas, cursos livres, preparatórios e profissionalizantes (presenciais); centro de treinamento e formação de condutores.

Poderão funcionar (com restrições): bancas de jornal, sendo proibidas a venda de bebida alcoólica; supermercado; farmácia; atividades físicas individuais em  parques e praias; transporte; comércio atacadista; pet shop; lojas de material de construção; locação de carros; serviços funerários; bancos; serviços médicos; mecânicas e loja de autopeça; hotelaria, com serviço de alimentação restrito a hospedes; igrejas; postos de combustíveis; feiras livres; serviços de telecomunicações, teleatendimento e call center.

Academias

Apesar de perguntados duas vezes sobre o funcionamento das academias de ginástica, Paes afirmou que “detalhes” dados no decreto que ainda será publicado. Em um decreto anterior, de 4 de março, ficou autorizado que as acemias estavam autorizadas a funcionar “considerando a essencialidade da atividade para a manutenção dos níveis de saúde da população”.

Segundo secretários de saúde das duas cidades, os critérios utilizados para as medidas foram os aumentos de casos, óbitos, atendimentos hospitalares e utilização de eitos da rede pública.

“Houve a iniciativa do governador de apresentar um decreto e nós vamos apresentar um conjunto de medidas que estarão nós dois decretos. Os decretos não são idênticos, mas trazem uma sinergia, uma combinação de ações que vão manter o equilíbrio e uma estratégia de combate a covid. Estamos vivendo talvez o momento mais crítico desta pandemia. As coisas estão acontecendo muito rápido”, disse Grael.

O secretário de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, disse que, em três dias, a cidade passou de 56% para acima dos 90% de ocupação de UTI em hospitais particulares. Na rede SUS, a ocupação era de 86% nesta segunda.

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que o ideal é que as restrições fossem coordenadas pelo governo estadual, mas, na ausência de entendimento nesse sentido, os municípios decretaram as medidas. “Durante a pandemia, nunca se teve tantas pessoas internadas em leitos de UTI”, afirmou.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bandidos armados invadem posto de saúde e roubam vacinas contra a Covid-19 em Natal
Agressões verbais, palavrões, incitação ao ódio, vazamento de dados e outras baixarias na internet podem dar cadeia e indenização por danos morais
https://www.osul.com.br/o-rio-tera-um-feriado-de-10-dias-para-conter-o-avanco-da-pandemia/ O Rio terá um feriado de 10 dias para conter o avanço da pandemia 2021-03-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar