Sexta-feira, 24 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O senador e ex-atacante Romário lidera as pesquisas para governador do Rio de Janeiro

Compartilhe esta notícia:

O senador também conta tem a menor rejeição nos cenários de segundo turno. (Foto: Agência Senado)

Se as eleições para o governo do Estado do Rio de Janeiro fossem realizadas agora, o senador e ex-atacante Romário Faria (Podemos), 52 anos, estaria garantido no segundo turno, junto com o ex-prefeito carioca Eduardo Paes (DEM), aponta o mais recente levantamento de intenções de voto realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, em parceria como o “Jornal do Brasil”.

O tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira (1994) conta com índices que oscilam entre 24,8% e 30,5% da preferência do eleitorado fluminense, dependendo do cenário levado em consideração. Então filiado ao PSB, em 2010 (um ano após anunciar a sua entrada na política) “o baixinho” foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro para a legislatura de 2011 a 2014, ano em que conquistou o mandato de senador pelo mesmo Estado (2015 a 2023).

No pleito de 2016, Romário foi considerado um dos pré-candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro e confirmou o interesse na disputa, após seu nome aparecer em segundo lugar em uma pesquisa conduzida pelo mesmo instituto Paraná Pesquisas.

Em 21 julho daquele ano, entretanto, acabou desistindo do plano e declarou apoio ao então colega de senado Marcelo Crivella, que acabara eleito, contrariando o partido, que havia se coligado com Índio da Costa – que acabara apoiando Crivella no segundo turno. Em junho do ano passado, o ex-artilheiro deixou o PSB para se filiar ao Podemos, antigo PTN.

Outros candidatos

Já o ex-prefeito tem de 13,5% a 15,1% nos cenários em que seu nome é citado. Na sequência, aparecem o ex-governador Anthony Garotinho (PRP), com 11,2% a 12,9% das intenções de voto nos três dos quatro cenários em que seu nome é considerado, seguido pelo deputado federal Índio da Costa (PSD), que aparece com algo entre 8,2% e 10,6%.

Outro nome ligado ao esporte, o do ex-treinador da Seleção Brasileira de vôlei Bernardinho (Novo) aparece em uma das situações estimuladas, com 6,3% das intenções de voto. Já o deputado Miro Teixeira (Rede) teria de 5,9% a 7,2%.

Entre os “lanternas” na disputa, aparecem os nomes do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim (PT), com 3,4% a 4,3%, seguido de perto por Tarcísio Motta (PSOL), que conta 3% a 4%. Rubem César Fernandes (PPS) pontua entre 0,9% e 1,5%.

Já a soma de brancos, nulos e indecisos varia de 20,1% a 25,8%. A pesquisa ouviu 1.850 eleitores em 44 municípios entre os dias 4 e 9 deste mês. A margem máxima de erro do levantamento é de 2,5% para mais ou para menos.

Rejeição

Do ponto-de-vista da avaliação dos cinco principais pré-candidatos, o mais rejeitado pelos cariocas é Anthony Garotinho, com 71,9% de eleitores declarando que não votariam nele de jeito nenhum. Já o melhor avaliado é Romário, com 11,9% dos eleitores afirmando que com certeza votariam nele para o Executivo estadual. O mais desconhecido é Tarcísio Motta, com 23,1%.

Já na disputa pelas duas vagas ao Senado pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PSL) lidera a disputa com 32,3% das intenções de voto, seguido por Cesar Maia (DEM), com 20,6%, e Martha Rocha (PDT), com 20,4%. Chico Alencar (PSOL) aparece com 16,3%, seguido por Lindbergh Farias (PT), com 15,5%, e Eduardo Lopes (PRB), com 6,4%. Sérgio Zveiter (DEM) tem 6,3% dos votos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Discurso de Dilma repercute nos Estados Unidos, mas imprensa americana afirma que impeachment é dado como certo
O número de novas empresas no Brasil passou de 1 milhão no primeiro semestre deste ano
https://www.osul.com.br/o-senaodor-e-ex-atacante-romario-lidera-as-pesquisas-para-governador-do-rio-de-janeiro/ O senador e ex-atacante Romário lidera as pesquisas para governador do Rio de Janeiro 2018-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar