Quarta-feira, 07 de outubro de 2026
Por Carlos Roberto Schwartsmann | 7 de outubro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Nós, gaúchos, achamos que o entardecer mais bonito do mundo é o de Porto Alegre, na beira do Guaíba.
Entretanto, se perguntarmos à IA: “Onde fica o mais belo pôr do sol da Terra?”, ela responderá que existem opiniões divergentes e não há consenso. Entretanto, os 3 mais citados são: Santorini, na Grécia; Bali, na Indonésia; e Zadar, na Croácia.
Este último ficou famoso depois que Alfred Hitchcock, cineasta e mestre do suspense, disse, em 1964: “O pôr do sol de Zadar é o mais bonito do mundo, mais do que o de Key West.”
Zadar, na 2ª Guerra, foi quase toda destruída. Na reconstrução, foi edificado o “calçadão de Riva”, na frente do “Old Town”, à beira do mar. É um calçadão com alguns degraus, com 1 km de extensão, todo de mármore branco. Ele se debruça sobre o azul do Adriático.
Em 2005, o arquiteto Nikola Basic foi o responsável pelo projeto de revitalização da orla marítima. Foi então construído o “Morske Orgulje”, que, traduzido, significa “o órgão do mar”.
Na beira do oceano, foram instalados 35 tubos submersos sob a escadaria.
O movimento das ondas do mar cria diversos sons musicais. Parece que o mar está tocando e cantando, aguardando o pôr do sol.
Ainda à beira-mar, também foi criado o “Greeting To The Sun”. É um enorme círculo de 22 m de diâmetro, embutido no chão, que possui 300 placas de vidro com painéis solares.
A energia absorvida durante o dia promove, ao anoitecer, um show de luzes coloridas de LED.
Devido à fama alcançada pelo lugar, ao entardecer, centenas de pessoas se debruçam e admiram a paisagem contrastante das montanhas com a cor turquesa do mar, com o azul do céu e com o brilho amarelo do sol.
Lentamente, o sol vai embora e desaparece, emitindo seus últimos raios. Entretanto, o que mais impressiona e emociona é que as pessoas se levantam e, de pé, batem palmas! Como se fosse um final de uma peça de teatro. Agradecem o show fantástico da natureza. Realmente, o sol merece palmas!

* Carlos Roberto Schwartsmann – médico e professor universitário
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Voltar Todas de Carlos Roberto Schwartsmann
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!