Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O Superior Tribunal de Justiça propõe que os bancos tenham um ouvidor para resolver as reclamações dos consumidores, antes que elas cheguem à Justiça

Compartilhe esta notícia:

Mais de 20% das demandas judiciais se referem a bancos, financeiras e administradoras de cartões (Foto: ABr)

Dados do governo federal apontam que 23% de todas as demandas judiciais registradas desde 2014 em todo o País se referem a bancos, financeiras e administradoras de cartão.

Na busca de reduzir o volume de processos e agilizar as soluções dos conflitos entre clientes e empresas do setor, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) está propondo a criação de uma espécie de “ouvidor financeiro”, com poder para resolver as queixas dos consumidores, antes que cheguem ao Judiciário.

Dívidas

A principal reclamação dos clientes de serviços bancários se refere à dificuldade de renegociação e parcelamento de dívidas (16,9%). Em seguida, aparecem as cobranças de tarifas não informadas (11,7%), o cálculo de juros (10,1%) e a falta de solução das questões pelos setores de atendimento das instituições (5,5%). (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais de 12 milhões de contribuintes brasileiros ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda
“Sou contra falar em privatização da Petrobras”, afirma o presidente da estatal
https://www.osul.com.br/o-superior-tribunal-de-justica-propoe-que-os-bancos-tenham-um-ouvidor-para-resolver-as-reclamacoes-dos-consumidores-antes-que-elas-cheguem-a-justica/ O Superior Tribunal de Justiça propõe que os bancos tenham um ouvidor para resolver as reclamações dos consumidores, antes que elas cheguem à Justiça 2016-07-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar