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O Superior Tribunal de Justiça propõe que os bancos tenham um ouvidor para resolver as reclamações dos consumidores, antes que elas cheguem à Justiça

Mais de 20% das demandas judiciais se referem a bancos, financeiras e administradoras de cartões (Foto: ABr)

Dados do governo federal apontam que 23% de todas as demandas judiciais registradas desde 2014 em todo o País se referem a bancos, financeiras e administradoras de cartão.

Na busca de reduzir o volume de processos e agilizar as soluções dos conflitos entre clientes e empresas do setor, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) está propondo a criação de uma espécie de “ouvidor financeiro”, com poder para resolver as queixas dos consumidores, antes que cheguem ao Judiciário.

Dívidas

A principal reclamação dos clientes de serviços bancários se refere à dificuldade de renegociação e parcelamento de dívidas (16,9%). Em seguida, aparecem as cobranças de tarifas não informadas (11,7%), o cálculo de juros (10,1%) e a falta de solução das questões pelos setores de atendimento das instituições (5,5%). (AG)

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