Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de março de 2020
O Twitter anunciou nesta semana que vai testar uma nova ferramenta em que as mensagens desaparecem após 24 horas, similar aos Stories do Instagram. De acordo com a empresa, o recurso, batizado de Fleets, estará disponível para testes apenas no Brasil.
“Fleets são para você compartilhar suas ideias e opiniões momentâneas. Essas postagens desaparecem depois de 24 horas e não têm retweets, curtidas ou comentários públicos. Em uma pesquisa inicial, as pessoas nos disseram que, uma vez que os Fleets somem, elas ficam mais à vontade para compartilhar pensamentos corriqueiros e cotidianos”, explicou a rede social.
Segundo a companhia, a escolha do Brasil para testar a nova ferramenta se deu em razão de o país ser um dos mais ativos na plataforma: “Uma vez que o Brasil é um dos países em que as pessoas mais conversam no Twitter, com muitos de vocês apaixonados por falar e seguir outros brasileiros na plataforma, estamos animados em testar a nova funcionalidade aqui”.
Os usuários, é claro, compararam a nova função aos stories do Instagram. O modo de mensagens efêmeras, aliás, é originário do Snapchat. Depois, acabou difundido nas redes sociais geridas por Mark Zuckerberg, a exemplo do Facebook, do WhatsApp e do próprio Instagram.
Como usar o Fleets do Twitter
Antes de mais nada, é importante que seu Twitter esteja com a última versão instalada. Para verificar, vá na Play Store, se for smartphone Android, ou App Store, se for no iPhone, e atualize.
Logo de cara, a primeira mudança visível no Twitter será um espaço na parte superior da página inicial, onde será possível ver quem você segue em pequenos círculos, assim como o Stories do Instagram. Você conseguirá ver os fleets de quem você segue por lá.
Passo 1: para criar um fleet, basta clicar no círculo com a sua foto e um sinal de “+”. Outra forma de adicionar um fleet é acessando o seu perfil e clicando na sua foto de perfil. Ela ficará com um contorno na cor cinza, que remete ao ícone do Fleets.
Passo 2: o próximo passo é escrever o seu ‘fleet’. É possível adicionar, além de textos, GIFs, imagens da galeria e fotos tiradas do próprio Twitter. Depois de adicionar o conteúdo, basta clicar em “Fleet”, destacado em branco e azul.
Passo 3: depois de publicado, você consegue ver quantas pessoas visualizaram seu fleet, além de poder transformá-lo em tweet e publicá-lo no seu perfil. Você também pode excluí-lo, se preferir.
Como você pode ver, o Fleets tem muito em comum com o Stories do Instagram – até visualmente –, então não será um problema para quem posta Stories frequentemente.
As interações – respostas e reações – são direcionadas à caixa de entrada, onde atualmente ficam as mensagens diretas (DM). Assim como no Instagram Stories, outras pessoas também não poderão incorporar ou vincular qualquer conteúdo relacionado ao seu fleet.