Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, decidiu adiar uma viagem ao Brasil prevista para este mês

Compartilhe esta notícia:

A visita do vice-presidente Mike Pence havia sido anunciada no início de abril. (Foto: Reprodução)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, decidiu adiar uma viagem ao Brasil prevista para este mês. O objetivo do republicano é garantir que todos os esforços do país estejam voltados para o encontro entre o presidente Donald Trump e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un. A porta-voz de Pence confirmou a mudança na agenda na última quinta-feira (3). As informações são do jornal O Globo.

A visita de Pence ao Brasil havia sido anunciada no início de abril. Na época, o país havia ficado de fora do roteiro da primeira visita do então secretário de Estado, Rex Tillerson, à América Latina, passando por México, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e Jamaica.

Desde então, Tillerson foi trocado pelo ex-presidente da CIA, Mike Pompeo, que assumiu o comando da diplomacia dos Estados Unidos na semana passada. Já Trump nunca visitou a América Latina como presidente. Ele iria à Cúpula das Américas, que ocorreu em meados de abril, mas cancelou a viagem devido ao ataque à Síria, no dia 13 de abril (madrugada de 14 em Damasco). Foi representado na Cúpula por Pence.

“O vice-presidente está adiando sua visita ao Brasil de forma a garantir que todos os recursos diplomáticos e de segurança nacional estejam disponíveis no momento em que o presidente Trump planeja seu diálogo histórico com o regime Kim. O vice-presidente está ansioso para viajar ao Brasil no futuro próximo e vai continuar a trabalhar em conjunto com os aliados da América Latina para fortalecer as alianças”, ressaltou a porta-voz Alyssa Farah.

Na última quarta-feira (2), o vice-presidente relembrou seu encontro com desertores do regime norte-coreano e com os parentes do estudante Otto Warmbier, que voltou da Ásia em coma e não resistiu.

“Nós estamos trabalhando duro na desnuclearização e na paz. Seria ótimo para a América e para o mundo”, exaltou pelo Twitter.

Há pouco mais de um mês, a Casa Branca confirmou a visita do vice-presidente americano ao Brasil, mas não detalhou o roteiro que Pence faria no país. A ideia era que o republicano ajudasse a “avançar as políticas e o compromisso dos Estados Unidos com a região”.

Na ocasião, Pence estava prestes a viajar para a Cúpula das Américas, em Lima, no Peru. O presidente Donald Trump havia cancelado o que seria sua primeira visita à América Latina desde a eleição sob o argumento de que precisava se concentrar na escalada da tensão na Síria e “supervisionar a resposta americana” ao ataque com armas químicas atribuído ao regime do ditador síria Bashar al-Assad.

Trump, assegurou na sexta-feira (4) que a data e o local de seu esperado encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, já estão acordados, e serão anunciados em breve. “A viagem está agendada. Agora temos uma data. E temos um local. Vamos anunciá-los em breve”, disse o presidente antes de deixar a Casa Branca para uma visita ao Texas.

tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Alemão com problemas mentais esfaqueia passageiros em trem na Áustria
Homem é morto e militar do Exército fica ferido durante ataque a tiros em parada de ônibus na Zona Norte de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/o-vice-presidente-dos-estados-unidos-mike-pence-decidiu-adiar-uma-viagem-ao-brasil-prevista-para-este-mes/ O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, decidiu adiar uma viagem ao Brasil prevista para este mês 2018-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar