Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de dezembro de 2018
O aplicativo WhatsApp está preparando uma lista de novidades para os usuários. Alguns novos recursos devem ser liberados em 2019 pelo aplicativo. Confira quais são eles.
Grupos
O aplicativo pode limitar a criação de grupos e inserção de contatos. Quando tentar adicionar vários participantes a um grupo do WhatsApp com rapidez, o aplicativo exibirá uma mensagem dizendo “Você adicionou muitos contatos ao grupo com muita rapidez. Tente mais tarde”. A situação será similar no caso de criação de grupos.
Contatos
O WhatsApp está trabalhando em um novo recurso que permite adicionar contatos rapidamente no aplicativo. Isso já é possível, no entanto, a funcionalidade. será redesenhada. Os usuários poderão escolher o país onde o usuário está localizado, e o WhatsApp inserirá automaticamente o código. Em seguida você poderá inserir o número de telefone.
Quando inserir o número, o aplicativo mostrará automaticamente se esse usuário está no WhatsApp. O recurso substituirá a opção atual, sendo uma interface mais simples e intuitiva.
QR
O aplicativo também está trabalhando em um recurso que permite compartilhar seu próprio número de telefone via aplicativo, segundo Wabetainfo. Quando quiser adicionar um novo contato no WhatsApp, o usuário poderá optar por adicioná-lo usando um QR Code. Quando o código for detectado, o WhatsApp preencherá automaticamente todos os campos e o contato será adicionado.
Silenciar contatos
O WhatsApp fará mudanças na forma como arquivamos contatos. Mesmo arquivando um contanto, caso ele envie uma mensagem, automaticamente será tirado do arquivo. O aplicativo planeja que esta segunda etapa não seja feita, mesmo que ele envie algum conteúdo. Com isso, permanecerá arquivado e não aparecerá na lista de chats.
Vídeos
O usuário poderá assistir vídeos diretamente nas notificações push. Após a chegada desta novidade, as pessoas poderão reproduzir o material diretamente nas notificações quando chegarem mensagem que tenham vídeos.
Modo PiP do WhatsApp começa a chegar para todo mundo no Android
Já faz aí mais de um ano que o WhatsApp vem testando um modo PiP (Picture-in-Picture), em que você pode assistir aos vídeos dos links encaminhados enquanto continua digitando ou lendo textos no Android. Antes, isso estava em fase de testes e somente alguns usuários tiveram acesso a esse recurso, presente na versão para iOS desde janeiro desta temporada.
Agora, a ferramenta começa a ser liberada para todo mundo, no release v.2.18.380. Com o PiP, você pode abrir o conteúdo audiovisual vindo do Facebook, Instagram e YouTube em uma pequena janela, que continua rodando enquanto você vai rolando a tela da conversa inicial. Funciona tanto para as conversas individuais quanto para as mensagens em grupo — mas, curiosamente, não funciona com clipes compartilhados diretamente via WhatsApp.
Para usar, não precisa mudar nada nas Configurações ou instalar plug-ins ou coisa parecida. Basta começar a tocar o material para que a janela extra apareça. É possível também comandar o player, pausando ou adiantando o vídeo e para fechar é só deslizar a caixa para os lados ou sair do chat.