Terça-feira, 13 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2018
Internautas relataram na noite desta terça-feira (16) que a plataforma de vídeos online YouTube saiu do ar. Uma tela em branco apareceu por volta de 22h20min quando o usuário acessava o site. Uma mensagem de erro foi exibida quando se tentava fazer uma busca ou assistir a um vídeo. O problema em várias partes do mundo durou uma hora e meia.
Procurada, a assessoria de imprensa do Google, dono do YouTube, confirmou o problema e enviou um comunicado publicado em inglês no Twitter.
“Obrigado pelos relatos sobre problemas de acesso ao YouTube, YouTube TV e YouTube Music. Estamos trabalhando para resolver isso e avisaremos uma vez que estiver corrigido”, escreveu a empresa. “Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar e manteremos vocês atualizados”, conclui a mensagem.
Não há maiores informações sobre os motivos da queda da plataforma de vídeos online.
Programa de testes
A Google abriu um programa de testes beta público para o YouTube no Android. Agora, quem gosta de experimentar as novidades da plataforma de vídeo antes de todo mundo pode se inscrever e ajudar a testar modificações antes que elas sejam distribuídas para todos os usuários. Assim os problemas são minimizados quando as mudanças chegam para o grande público.
Não foi feito nenhum comunicado oficial a esse respeito por parte da Google. O pessoal do Android Police foi quem percebeu primeiro que o programa de testes já estava disponível na Play Store para o YouTube. Dessa forma, pouco se sabe sobre como exatamente esse programa deve funcionar.
Em sua página oficial para o programa de testes do YouTube, entretanto, a Google explica o básico:
“Como um testador beta do YouTube, você poderá testar ferramentas que ainda não foram liberadas para o público. Esses recursos podem eventualmente se tornarem disponível para o público”.
Versão Go
Outra novidade relacionada ao YouTube que foi divulgada nesta semana é que a versão mais leve do aplicativo conseguiu bater a marca dos 100 milhões de downloads. A informação foi confirmada pela própria Google, sendo que isso mostra o sucesso que o app conseguiu entre o público.
Para quem não se lembra, o YouTube Go é uma versão leve que foi pensada para smartphones mais básicos e para usuários que moram em locais onde a conexão à internet ainda é precária. Desta forma, uma das funcionalidades disponibilizada é o download de vídeos da plataforma.
No Brasilm por exemplo, a conexão à internet muita das vezes é problemática devido a falta de infraestrutura, o que faz com que muita gente sofra para conseguir assistir a um vídeo no YouTube.
Assim, o YouTube Go oferece o conforto de poder assistir vídeos offline, sendo que a Google traz o aplicativo instalado em todos os aparelhos que fazem parte do programa Android Go.