Quinta-feira, 01 de outubro de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A OAB questiona a competência do juiz federal que autorizou as empresas aéreas a cobrar por bagagem dos passageiros

Compartilhe esta notícia:

Entidade da advocacia anunciou que vai entrar com pedido de reconsideração de liminar. (Foto: AE)

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, anunciou que a Ordem entrará com pedido de reconsideração sobre liminar concedida pela ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em favor da AGU (Advocacia-Geral da União). A AGU ajuizou ação que questiona quem cabe julgar o caso da resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que permite que as companhias aéreas cobrem por malas despachadas em viagens nacionais e internacionais.

A disputa de competência surgiu porque no dia 13 de março a Justiça Federal de São Paulo deu liminar para suspender a cobrança pelo despacho de bagagem. Porém, em 29 de abril, a Justiça Federal do Ceará derrubou a liminar que suspendia a cobrança.

“É do interesse da Anac que o juiz Alcides Saldanha Lima, da 10ª Vara Federal do Ceará, fique responsável pelo julgamento de todas as ações civis públicas que envolvam questionamentos à resolução que permite a cobrança por bagagens despachadas”, sustenta Claudio Lamachia.

“A liminar do STJ determina exatamente isto, o que explica a imediata reação da OAB que tem, desde 2016, combatido a resolução da Anac que autoriza a cobrança por malas despachadas.”

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar derrubar a decisão que liberou a cobrança por bagagens em voos comerciais. O recurso, um pedido de reconsideração, foi apresentado para a ministra Assussete Magalhães. O pedido é para que ela revise sua decisão que concedeu à Justiça Federal do Ceará a competência para decidir o tema e culminou com a revogação na semana passada de uma liminar da justiça federal de São Paulo que tinha vedado a cobrança. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Donald Trump recebe críticas nos Estados Unidos por seus seguidos elogios a líderes autoritários
O governo de Porto Rico decidiu decretar sua falência. O território tem dívidas de 73 bilhões de dólares
Pode te interessar