Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 12 de julho de 2021
A OAB-RS (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul) oficializou recentemente convênio com o IPE Saúde. Um documento foi assinado pelo presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, e pelo diretor-presidente do instituto, Júlio César Viero Ruivo, durante um evento que foi transmitido por meio de redes sociais. Quando passar a valer (segundo a OAB-RS, será em breve), o convênio marcará a primeira adesão ao Plano de Assistência Médica às Entidades de Registro Profissional (Pamerp), modalidade que prevê extensão do atendimento do IPE Saúde a outros órgãos e a outras instituições.
A assinatura ocorreu na sala de reuniões do gabinete da presidência, na sede da OAB-RS, em Porto Alegre. “A sensação é a de dever cumprido com essa pauta. Trabalhamos intensamente para materializar esse convênio. É um trabalho desenvolvido por anos e que teve um grande empenho e uma grande dedicação deste grupo que está à frente da Ordem”, comemorou Breier.
Em razão da pandemia do coronavírus, a opção foi a de fazer uma reunião extraordinária com as diretorias da OAB/RS, da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), bem como com os conselheiros seccionais e federais, ex-presidentes da Ordem, presidentes de subseções e de comissões, e com a advocacia gaúcha. Centenas de pessoas acompanharam a assinatura do ato.
Ao lado de Breier e Ruivo, esteve o membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia; também o presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara; e o advogado e secretário estadual da Administração Penitenciária do RS, Mauro Hauschild.
Para Claudio Lamachia, a dedicação de tantos integrantes da Ordem gaúcha, por mais de uma década, reforça o espírito coletivo do trabalho desenvolvido pela OAB-RS. ” Desde que este grupo assumiu o comando da Ordem gaúcha, transformamos todas as nossas promessas em realidades e benefícios para a advocacia. Nesta reta final, é preciso reconhecer que o presidente Breier foi incansável”, salientou Lamachia
O presidente da CAA/RS reconheceu o gigantesco diferencial que será possível oferecer para a advocacia gaúcha. “Este é um sonho de muitas diretorias. Estamos muito contentes com as possibilidades que se abrem, principalmente para a advocacia do interior, que nem sempre tem acesso a todos os planos ou às operadoras de saúde”, salientou Pedro Alfonsin.
O diretor presidente do IPE Saúde, Júlio César Viero Ruivo, ressaltou que houve um processo de construção coletiva: “Foi um sonho construído por várias mãos. Trata-se de um passo gigantesco para a modernização do instituto. Ainda temos um cronograma a cumprir e vamos trabalhar para que tudo se concretize de forma rápida e transparente”, observou.
O secretário da Administração Penitenciária e integrante do Conselho Administrativo do IPE Saúde, Mauro Hauschild, que também é advogado, apontou que a conquista representa um ganho para todos os envolvidos: “Quanto mais pessoas integrarem a base de participantes, mais forte e sólido se torna o plano, o que também atrai maior número de prestadores. Ganha toda a sociedade gaúcha.”
O presidente da OAB-RS destacou que o convênio assinado nesta segunda-feira foi a penúltima etapa antes da conclusão desse longo processo. A partir do ato, foram nomeados quatro integrantes da OAB-RS para atuar junto ao IPE Saúde, com foco nos procedimentos administrativos necessários à materialização do plano, com a operacionalização do sistema a ser desenvolvida pela Procergs, bem como as etapas que envolvem o levantamento da relação de interessados e a realização de cálculos atuariais e de estudos de viabilidade.
Segundo a OAB-RS, apenas após a conclusão destes passos, será possível fazer a apresentação de valores e modalidades disponíveis aos novos integrantes. “Estamos vigilantes e não descansaremos enquanto não tivermos o primeiro advogado com a sua carteirinha de conveniado com o IPE Saúde”, reforçou Breier. “Essa é uma construção feita com muita responsabilidade, pensando no melhor para a advocacia. Avançamos com segurança para podermos ter a certeza de, no momento apropriado, anunciar a possibilidade de os colegas optarem pelo IPE Saúde”, finalizou Breier.