Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 30 de novembro de 2015
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou nessa segunda-feira, em Paris, na França, a todos os líderes mundiais para “estarem à altura” dos desafios colocados pelas alterações climáticas, reforçando que chegou o momento de a comunidade internacional decidir salvar o planeta. Ele discursou na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP21, que se realiza na capital francesa.
“Temos o poder de determinar o nosso futuro aqui e agora, mas só se mostrarmos que estamos à altura do desafio”, disse, dirigindo-se aos cerca de 150 governantes reunidos em Paris.
O presidente dos EUA, a primeira economia mundial e o segundo emissor mundial de gases de efeito de estufa (depois da China), reconheceu a influência do seu país no aquecimento global e assumiu “a responsabilidade de fazer algo” para mudar o cenário. Em seu pronunciamento, Obama rejeitou o argumento de que a luta contra as alterações climáticas será uma má notícia para a economia. Os Estados Unidos assumiram o compromisso de reduzir entre 26% a 28% as suas emissões de gases de efeito estufa até 2025, em comparação a 2005.