Sexta-feira, 24 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2015
A administração de Barack Obama pedirá à Suprema Corte que salve seu plano para proteger mais de cinco milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos da deportação, depois que tribunais de instâncias mais baixas bloquearam a iniciativa. Uma corte federal de recursos [o equivalente à segunda instância da Justiça Federal no Brasil] em Nova Orleans sustentou na segunda-feira uma injunção de um juiz federal do Texas contra o plano de Obama.
O presidente emitiu ordens executivas que protegiam da deportação pais cujos filhos são cidadãos ou residentes permanentes legalizados, além de outros imigrantes que entraram no país ilegalmente na infância. O Departamento de Justiça afirmou nessa terça-feira que discorda da decisão de 2 votos a 1 da 5 Corte de Apelação e que levaria a questão à instância superior.
Os republicanos criticaram a suposta ilegalidade e interferência do Executivo federal desde seu anúncio, em novembro. Já são 26 os Estados que questionaram na Justiça a decisão de Obama de manter os imigrantes no país. O argumento é o de que os Executivos estaduais estão agindo dentro de sua competência ao decidir deferir a deportação de grupos selecionados de imigrantes, incluindo crianças que foram levadas ilegalmente aos EUA quando crianças.