Sábado, 22 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de junho de 2021
Obras incluem pavimentação, drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, acessibilidade, sinalização e iluminação
Foto: Giulian Serafim/PMPAAs obras de duplicação da avenida Tronco, na Zona Sul de Porto Alegre, registraram um importante avanço no primeiro semestre deste ano. Cerca de um quilômetro de novas frentes de trabalho foi aberto e foram solucionados antigos problemas relacionados às desapropriações, segundo a prefeitura.
De acordo com a última medição, as intervenções atingiram 52% de execução nos lotes 1 e 2 e 70% nos lotes 3 e 4. A duplicação da via é uma das chamadas “obras da Copa”, que deveriam estar concluídas até o Mundial de 2014, realizado no Brasil.
Com 6,5 quilômetros de extensão, as obras incluem serviços de pavimentação, drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, acessibilidade, sinalização e nova iluminação pública. Os investimentos totalizam R$ 129 milhões.
“A evolução física da obra é visível para quem passa pelo local. Foram importantes 12% de avanço nos lotes 1 e 2 e mais de 25% nos 3 e 4. Se considerarmos o histórico do cronograma e os problemas enfrentados, pode-se dizer que tivemos um semestre extremamente positivo para a obra”, destacou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
“Dos 6,5 quilômetros da obra, 1,7 quilômetro está totalmente concluído, 2 quilômetros em fase final e 2 quilômetros com mais de 50% de execução”, explicou.
No momento, estão sendo executados serviços de terraplanagem, pavimentação da pista e dos corredores de ônibus, drenagem e implantação das redes elétrica, de esgoto e de água e de um muro de contenção. As obras têm prazo contratual de conclusão em 2022.