Segunda-feira, 01 de dezembro de 2025
Por erik Pastoris | 1 de dezembro de 2025
As equipes estarão mobilizadas para realizar manutenção asfáltica, pintura, sinalização e conservação.
Foto: Rafael Bento/Ascom EGRDurante esta semana, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executará 14 frentes de trabalho em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. As equipes estarão mobilizadas para realizar manutenção asfáltica, pintura, sinalização e conservação.
A EGR orienta os condutores a redobrarem a atenção, respeitarem a sinalização e manterem os limites de velocidade nos trechos em obras. Durante a execução dos serviços, poderão ocorrer bloqueios de faixas e lentidão temporária, especialmente nos horários de maior movimento. O cronograma poderá ser ajustado conforme as condições do tempo.
Na Serra Gaúcha, as equipes atuam na ERS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado, com serviços de manutenção asfáltica, pintura e sinalização. Também há conservação entre os quilômetros 35 e 41 da ERS-235, no segmento que liga Gramado a Canela, além de ações na ERS-466, em Canela.
No Vale do Taquari, a RSC-453 recebe serviços de conservação entre Estrela e Westfália. Já a ERS-129 passa por trabalhos de conservação entre Dois Lajeados e Guaporé.
No Vale dos Sinos, há equipes concentradas na ERS-239, entre Araricá e Parobé, e no trecho em Taquara, realizando serviços de conservação e melhorias de pista.
Na Região Metropolitana e no Litoral Norte, a ERS-040 recebe ações de conservação entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal. Já a ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha, conta com frentes de trabalho destinadas à modificação de rótula e manutenção asfáltica.
No Norte do Estado, as equipes atuam na ERS-135, entre Passo Fundo e Coxilha, com serviços de conservação.
Luís Fernando Vanacôr, diretor-presidente da EGR, reforça a necessidade de manter o cronograma semanal de obras. “Chegamos ao último mês do ano e nosso foco segue o mesmo: manter as rodovias gaúchas seguras e em plenas condições para quem trafega. Esse cronograma de obras e manutenções é essencial para isso”, afirmou.
Confira os trechos
* Modificação de rótula
– ERS-474 – Km 0 – Em Santo Antônio da Patrulha.
* Manutenção asfáltica:
– ERS-235 – Km 11 ao 28 – Entre Nova Petrópolis e Gramado;
– ERS-474 – Km 1 ao 30 – Em Santo Antônio da Patrulha.
* Pintura e sinalização:
– ERS-115 – Km 0 ao 14 – Entre Taquara e Igrejinha;
– ERS-235 – Km 0 ao 32 – Entre Nova Petrópolis e Gramado.
* Conservação (roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda):
– RSC-453 – Km 38 ao 60 – Entre Estrela e Westfália;
– ERS-235 – Km 35 ao 41 – Entre Gramado e Canela;
– ERS – 040 – Km 60 ao Km 94 – Entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal;
– ERS – 135 – Km 0 ao 15 – Entre Passo Fundo e Coxilha;
– ERS – 129 – Km 110 ao Km 126 – Entre Dois Lajeados e Guaporé;
– ERS – 239 – Km 33 ao 45 – Entre Araricá e Parobé;
– ERS – 239 – Km 50 ao 63 – Em Taquara;
– ERS – 115 – Km 3 ao 23 – Entre Taquara e Três Coroas;
– ERS – 466 – Km 0 ao 7,22 – Em Canela.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul