Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Odebrecht perde projeto de 7 bilhões de dólares no Peru por falta de crédito

Compartilhe esta notícia:

Peru retirou a concessão que havia dado a um consórcio liderado pela Odebrecht. (Crédito: Reprodução)

O Peru resolveu retirar a concessão de um gasoduto avaliado em 7 bilhões de dólares – Gasoduto Sur Peruano – que havia entregado a um consórcio liderado pela brasileira Odebrecht, empresa que admitiu o pagamento de subornos, informou nesta segunda-feira (23) o ministro de Energia e Minas, Gonzalo Tamayo.

“O projeto não vai com os atuais sócios. Não conseguiram demonstrar que têm financiamento. Este financiamento tinha que ser obtido da comunidade financeira internacional […]. Não foram capazes de levar adiante um projeto porque o sistema financeiro não acredita neles”, disse Tamayo.

Os sócios do projeto tinham um prazo para conseguir 4,125 bilhões de dólares de um grupo de bancos, que colocou como condição a saída da Odebrecht, investigada por corrupção em vários países da América Latina, do projeto. Sem o financiamento, o projeto, que contemplo investimentos totais de 7,2 bilhões de dólares para sua construção, será devolvido ao Estado para uma nova licitação.

A Odebrecht, a maior empreiteira latino-americana, tem buscado sem êxito vender sua participação. Nos últimos dias, manteve conversas com o fundo canadense Brookfield e com a estatal chinesa CNPC. A Odebrecht detém 55% do contrato no país, a espanhola Enagás detém 25% do consórcio e a peruana Graña y Montero os 20% restantes.

Investigação.

A Odebrecht reconheceu o pagamento de subornos em 29 milhões de dólares no Peru para ganhar licitações entre 2005 e 2014 em obras públicas, apesar de a concessão da via não ser mencionada na lista inicial de obras vinculadas a propinas.

A empresa negociava com a Procuradoria do Peru a entrega de informações e a devolução de dinheiro ganho de forma ilícita no país. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Família morta afogada em barragem no RS é identificada
Advogado é preso suspeito de estuprar a própria esposa
https://www.osul.com.br/odebrecht-perde-projeto-de-7-bilhoes-de-dolares-no-peru-por-falta-de-credito/ Odebrecht perde projeto de 7 bilhões de dólares no Peru por falta de crédito 2017-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar