Quinta-feira, 09 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A Odebrecht recorreu a Lula para evitar que a Petrobras concorresse com a Braskem, dizem delatores

Compartilhe esta notícia:

Emilio Odebrecht revelou que recorreu a Lula para pedir apoio. (Fotos: Reprodução)

A transformação da Braskem em líder da indústria petroquímica do País envolveu negociações entre o grupo Odebrecht e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revelam os depoimentos de Emilio Odebrecht, presidente do conselho do grupo Odebrecht, e de Carlos Fadigas, ex-presidente da Braskem. Segundo eles, o grupo recorreu a Lula para resolver impasses na relação com a Petrobras e evitar que a empresa se tornasse concorrente da Braskem.

Os depoimentos dos executivos fazem parte do acordo de delação premiada fechado pela Odebrecht na Operação Lava-Jato. Eles se tornaram públicos após o ministro Luiz Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF),  autorizar a Procuradoria-Geral da República (PGR) a investigar políticos brasileiros.

Nos relatos, ele mostram como a Braskem, empresa criada em 2002, se tornou um dos negócios mais relevantes do grupo Odebrecht. A empresa produz petroquímicos, que são a base para diferentes plásticos e resinas. Com quase R$ 50 bilhões de faturamento anual, a Braskem responde por cerca de 40% da receita do grupo Odebrecht.

Emílio Odebrecht contou que participou de uma reunião com Lula logo no início do seu primeiro mandato para cobrar um “compromisso de governo com um setor petroquímico” feito durante sua campanha, que era de que a Petrobras não entraria nesse setor e que não ocorreria uma “reestatização” da indústria petroquímica. Até o governo Collor, o setor era controlado pela Petrobras, por meio de sua subsidiária, a Petroquisa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Delatores da Odebrecht apresentaram extratos de pagamentos ao PMDB e ao PT
Parlamentares gaúchos cobraram “ajuda” em troca de emendas favoráveis à Odebrecht, diz delator
https://www.osul.com.br/odebrecht-recorreu-lula-para-evitar-que-petrobras-concorresse-com-braskem-dizem-delatores/ A Odebrecht recorreu a Lula para evitar que a Petrobras concorresse com a Braskem, dizem delatores 2017-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar