Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Odebrecht usou cervejarias para fazer doação a políticos

Compartilhe esta notícia:

Planilhas de doações eleitorais da Odebrecht mostraram recibos em nome de empresas do grupo Petrópolis, fabricante das cervejas Itaipava e Cristal (Foto: Divulgação)

Documentos apreendidos pela Operação Lava-Jato na casa de um executivo da empreiteira Odebrecht indicam que o grupo pode ter usado distribuidoras de cerveja para mascarar doações eleitorais superiores a 30 milhões de reais.

Desde quarta-feira, com a revelação do conteúdo das planilhas de beneficiários de recursos, os políticos citados têm justificado a legalidade do dinheiro recebido. Alguns deles, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ministro da Educação Aloizio Mercadante (PT) mostraram recibos oficiais em nome da Praiamar ou da Leyroz de Caxias. Ambas as empresas, porém, não são ligadas à construtora, mas ao grupo Petrópolis, fabricante das cervejas Cristal e Itaipava.

Nas planilhas da Odebrecht, o nome “Itaipava” aparece anotado à mão, ao lado da indicação de um repasse de 500 mil reais para Luís Fernando Pezão (PMDB), atual governador do Rio de Janeiro. Essa mesma doação está relacionada, no topo da coluna dos valores, a um certo “Parceiro IT” – indício de financiamento de campanha dividido entre a empreiteira e a cervejaria.

Em outros trechos das planilhas, há valores significativos associados ao “Parceiro IT”. Isso inclui 5,8 milhões de reais para a campanha eleitoral de 2012. Um outro quadro, sem data, o “parceiro” aparece como responsável por doações de 30 milhões de reais a 13 partidos, dentre eles PT, PMDB e PSDB.

Apesar de atuar em um setor cuja lucratividade não depende diretamente de contratos com governos ou votações no Congresso Nacional, o grupo Itaipava aparece entre as principais doadoras nas campanhas de 2010, 2012 e 2014. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Primeiros testes apontam ineficácia da pílula do câncer
A Petrobras decidiu vender a distribuidora de gás de cozinha Liquigás
https://www.osul.com.br/odebrecht-usou-cervejarias-para-fazer-doacao-a-politicos/ Odebrecht usou cervejarias para fazer doação a políticos 2016-03-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar