Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Oitenta milhões de brasileiros devem ser vacinados contra a gripe

Compartilhe esta notícia:

Campanha foi lançada nesta segunda pelo Ministério da Saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Campanha foi lançada nesta segunda pelo Ministério da Saúde. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (12) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A previsão é de que a imunização seja realizada em três etapas até 9 de julho. Devem ser vacinadas cerca de 80 milhões de pessoas dos grupos prioritários, definidos segundo critérios da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Durante o lançamento da campanha, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, lembrou que a vacina é segura e efetiva para a prevenção da gripe influenza e que é por meio dela que se consegue reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.

Segundo Medeiros, foi investido R$ 1,2 bilhão para a compra dos imunizantes, a um custo de R$ 15 a dose. “A escolha dos grupos prioritários a receberem essa vacina segue recomendação da OMS. Esses grupos fazem um quantitativo de cerca de 80 milhões de pessoas. Para chegarmos a ele, dividimos a campanha em três etapas”, disse.

A primeira etapa, entre os dias 12 de abril e 10 de maio, abrange cerca de 25 milhões de pessoas. “Nela teremos como foco crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto [puérperas]; povos indígenas; e trabalhadores da saúde”, informou o secretário.

A segunda etapa ocorrerá entre os dias 11 de maio e 8 de junho, tendo como público-alvo idosos com mais de 60 anos e professores. Nela, cerca de 33 milhões de pessoas deverão ser imunizadas.

A terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas. Compõem esse público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Coronavírus

De acordo com o secretário, as pessoas devem dar preferência à vacina contra a Covid-19, caso estejam no grupo prioritário estabelecido para as duas vacinas. “É importante que se respeite o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, destacou Medeiros.

Além disso, a recomendação é de que pessoas com quadro que sugerem infecção por Covid-19 devem adiar a vacinação contra a influenza.

Ministro da Saúde

Também presente no lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o Programa Nacional de Imunização brasileiro “é patrimônio da nossa população” e que, no caso da vacinação contra a Covid-19, o País está atingindo a meta de vacinar 1 milhão de pessoas por dia. “Nunca se entendeu tanto a importância da imunização no Brasil”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Preso homem suspeito de matar a enteada em Porto Alegre
Fiocruz confirma morte de bugio por febre amarela em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/oitenta-milhoes-de-brasileiros-devem-ser-vacinados-contra-a-gripe/ Oitenta milhões de brasileiros devem ser vacinados contra a gripe 2021-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar