Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Beleza Oleoso, seco ou misto: saiba como tratar seu tipo de cabelo

Compartilhe esta notícia:

Saber qual é o seu tipo de cabelo é importante para seguir o tratamento capilar adequado. (Foto: Reprodução)

Hoje em dia, existe uma grande variedade de cosméticos com ações diferentes para tratar os cabelos. Por isso, saber qual é o tipo dos seus fios é importante para encontrar produtos que se adequem às suas necessidades e proporcionem o resultado esperado, além de evitar possíveis danos. Por exemplo, os cabelos cacheados, geralmente, são definidos como secos, por conta da curvatura do fio. Então, usar shampoo detox em excesso pode não ser a melhor opção para esse tipo de cabelo, já que ele pode retirar ainda mais a oleosidade natural que é produzida pelo organismo, potencializando o ressecamento. Já quem tem cabelos lisos, que são mais oleosos, deve evitar produtos que tenham ativos muito concentrados, porque eles podem acabar pesando os fios.

Para saber qual é o seu tipo de cabelo e entender algumas dicas básicas de cuidados com os fios, o hair stylist Luigi Moretto passou algumas informações sobre tratamentos capilares que podem ajudar no dia a dia e fez uma classificação de identificação entre cabelos oleosos, secos e mistos.

Oleosos

Nesses casos, há uma produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, por isso ficam com aspecto sujo muito rapidamente, destaca Luigi. “Quem tem cabelos oleosos deve evitar passar a mão nos fios com frequência e não utilizar água muito quente durante a lavagem, já que isso pode potencializar ainda mais essa oleosidade”, explica. A oleosidade também pode ser adquirida devido ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura e pela lavagem com pouca regularidade.

Para cuidar deles, é preciso ter cuidado ao aplicar condicionadores. “Aplique o produto nas mãos e depois passe do comprimento até as pontas dos fios, sempre enxaguando bem para não deixar nenhum resíduo”, orienta.

Secos

O cabeleireiro define esse tipo de cabelo como quebradiço e com pouco brilho. “São aqueles fios que não são sedosos, possuem pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e por isso não a oleosidade natural não chega até as pontas”, diz. Para ele, os fios secos são mais vulneráveis aos agentes externos, como poluição, sol e processos químicos.

Para cuidar deles, vale apostar em um protetor térmico que consiga blindá-los desses fatores externos. “Os produtos de uso diário devem ser as versões “sem sal” para não danificar os cabelos e, além disso, é fundamental manter uma rotina intensa de hidratação. Para penteá-los, pentes de dentes largos ou escovas quadradas com hastes bem macias são preferíveis”, informa.

Mistos

Essa classificação apresenta as características de cabelos oleosos e secos juntas, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e, às vezes, duplas. “É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar”, alerta Luigi.

A dica básica para esses cabelos é cuidar muito bem das pontas investindo em finalizadores como leave-ins e óleos, produtos que protejam os fios de altas temperaturas e também dos raios UV. “Óleos reparadores também são muito úteis, além de deixar de lado a água quente na hora de lavar e aparar as pontas a cada três meses no mínimo”, finaliza.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Beleza

Dieta mediterrânea pode ser benéfica para homens com disfunção erétil
Neymar e Bruna Biancardi aparecem pela primeira vez abraçados em foto
https://www.osul.com.br/oleoso-seco-ou-misto-saiba-como-tratar-seu-tipo-de-cabelo/ Oleoso, seco ou misto: saiba como tratar seu tipo de cabelo 2021-08-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar