Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de julho de 2015
As Olimpíadas judaicas iniciaram nessa segunda-feira e seguem até 5 de agosto. Sediado pela primeira vez na Alemanha, o maior evento esportivo judaico da Europa reunirá mais de 2 mil atletas judeus de todo o mundo para competir em um estádio construído pelos nazistas para as Olimpíadas de 1936.
A decisão de promover a 14ª edição das Macabíadas Europeias em Berlim foi difícil, segundo o organizador do evento, Alon Meyer, mas deverá ser vista como sinal de reconciliação, 70 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
“Muitas pessoas disseram que nunca na vida voltariam a pisar em solo alemão, e precisamos respeitar isso”, declarou Meyer, presidente da organização Macabi Alemanha. “Mas somos uma nova geração, e a questão da culpa já foi resolvida há muito tempo.”
Macabíadas Europeias
As Macabíadas Europeias acontecem a cada quatro anos, com esportes como basquete, futebol, hóquei e natação. A edição mais recente foi promovida em Viena (Áustria).
Para o diretor-gerente do Conselho Judaico Central alemão, Daniel Botmann, a esperança é que um evento esportivo pacífico e bem-sucedido mostre ao público que a vida dos judeus na Alemanha e Europa não se limita à discussão sobre o antissemitismo ou a proteção das sinagogas.
Entretanto, a segurança será rígida e Meyer comentou que recebeu muitos pedidos de informação sobre segurança. (Folhapress)