Domingo, 28 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de setembro de 2025
Seminário Setembro em Flor discute prevenção do câncer ginecológico no Hospital Fêmina
Foto: Paulo FonsecaNesta segunda-feira, dia 22, a Oncofriends e o Instituto Ceos realizaram o Seminário Setembro em Flor, no Hospital Fêmina, em Porto Alegre. O evento marcou os 52 anos de funcionamento do hospital e reuniu cerca de 50 profissionais para uma manhã de muito aprendizado. Durante a manhã, as participantes receberam orientações sobre avanços na prevenção e no tratamento de doenças oncológicas ginecológicas, que atingem muitas mulheres no mundo.
“Como pacientes oncológicas, ter a oportunidade de entrar em um hospital 100% SUS e dialogar diretamente com os servidores é muito importante. Antes, eles nos deram o primeiro acesso às pacientes; agora, conseguimos falar com quem está na linha de frente. Isso reverbera tanto na vida desses profissionais e suas famílias quanto no cuidado com os pacientes”, destacou Daniela Miranda, gestora da Oncofriends.
Entre os temas abordados, os especialistas apresentaram dados sobre o câncer de colo de útero, que é o mais letal entre mulheres com até 35 anos de idade e o segundo que mais mata mulheres até os 60 anos. Segundo os dados apresentados, uma mulher morre a cada dois minutos no mundo devido ao câncer de colo de útero. O Hospital Fêmina concentra um grande volume de casos diagnosticados em estágio avançado.
A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), principal causa do câncer de colo do útero, foi reforçada como medida essencial de prevenção.
“Evidências científicas indicam que, se toda a população se vacinar ainda na juventude, poderemos erradicar esse câncer que afeta tantas famílias. A vacina, aliada aos novos tratamentos que a pesquisa clínica desenvolve, é fundamental na prevenção e no tratamento”, ressaltou o CEO do Instituto Ceos, Paulo Pitrez.
Além das discussões sobre a doença, os participantes também conheceram iniciativas da Promotoria da Infância, ligadas ao acolhimento de jovens e famílias, além de orientações sobre autodefesa e sobrevivência.
Noite de doar
O encontro também marcou o lançamento da Noite de Doar, que será realizada no dia 2 de dezembro, em parceria da Oncofriends com Instituto Ceos, Moda Alegre e apoio do Café da Catedral. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para o projeto Cuidar de quem cuida, que visa a aquisição de móveis para a área de convivência de profissionais da saúde, reforma da sala de espera para pais com filhos na UTI Neonatal e de registros de nascimento. Além disso, visa fortalecer as ações da Oncofriends e do Moda Alegre, que atua em 25 comunidades de Porto Alegre.