Sábado, 20 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2015
Na noite dessa terça-feira, pelo menos cinco ônibus e uma lotação (linha Glória) foram incendiados na Zona Sul de Porto Alegre, segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Apenas o motorista da lotação teria sofrido ferimentos devido a estilhaços provocados por uma pedrada no para-brisa, de acordo com a BM (Brigada Militar). Ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro. Por volta das 21h, a EPTC informava que um ônibus e uma lotação haviam pegado fogo na avenida Oscar Pereira.
O trânsito foi bloqueado próximo ao Hospital Divina Providência. Por volta das 21h50min, todas as linhas que passam pelo trecho interrompido da avenida não estavam circulando. Por motivos de segurança, houve interrupção no serviço das linhas 250, 251, 253, 254, 254.1, 289, A 87, 260, 260.1, R21, R 22, 260.2.
Agentes da empresa foram deslocados para indicar os desvios na avenida. A suspeita é de que a ação tenha sido em represália à morte de um homem em confronto com policiais no morro da Glória.
Às 22h41min, a EPTC informou que mais dois ônibus haviam sido incendiados. Um no bairro Vila Nova, outro no bairro Restinga. Cerca de de 20 minutos depois, havia informação de mais dois ônibus queimados (cinco ao todo), no fim da linha Jardim Vila Nova, segundo a EPTC. Todas as linhas de ônibus e lotação da Zona Sul tiveram as operações canceladas por motivo de segurança.
Vinculação
Até o final da noite dessa terça-feira, a BM não confirmava a vinculação entre os casos. “Ainda não temos informações de como será o atendimento dos ônibus da Zona Sul amanhã [quarta-feira]. Haverá reunião com a BM sobre o tema”, informou a EPTC, por meio do Twitter.
O comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital), tenente-coronel Mário Ikeda, marcou uma entrevista com a imprensa a partir das 2h desta quarta-feira, na sede do CPC, na rua Voluntários da Pátria, após reunião com a EPTC. Na ocasião, serão informadas medidas que serão tomadas para garantir a segurança da população e o retorno do transporte coletivo.