Terça-feira, 27 de Outubro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Light Rain

Notícias Ônibus oferece testes de HIV, sífilis e hepatite neste sábado

Compartilhe esta notícia:

Resultado dos testes sai em 30 minutos, em dois consultórios de atendimento. (Foto: Cristine Rochol/Arquivo PMPA)

Testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações de prevenção e distribuição de preservativos estarão disponíveis ao público na unidade móvel do projeto Fique Sabendo. Neste sábado (9), os exames serão oferecidos em frente à sede da Secretaria Municipal de Saúde (avenida João Pessoa, 325), no Viaduto Dona Leopoldina, durante a atividade Prato Feito, das 9h as 14h.

Nesta semana, o ônibus esteve na rua Doutor Gastão Rhodes, 188, integrando a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos). Em dois dias de atendimento, 5 e 6, foram realizados 664 testes em 166 pessoas, sendo 139 não-reagentes, um reagente para HIV, 12 para hepatite C e 15 para sífilis.

A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Com segurança e privacidade, o resultado dos testes sai em cerca de 30 minutos, em dois consultórios de atendimento.

O trabalho é feito por servidores da prefeitura, e não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade.

Projeto Fique Sabendo

A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Sem citar Lula, Bolsonaro pede para “não dar munição ao canalha”
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta espetáculo “Brazil Beijo” no Ceará
Deixe seu comentário
Pode te interessar