Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de janeiro de 2017
Os ônibus que circulam em Natal funcionam normalmente nesta segunda-feira (23). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Sintro (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte). Desde a última quinta-feira (19), por falta de segurança em razão dos ataques que vêm ocorrendo no estado, houve interrupções no serviço. A Polícia Civil confirma que os atentados têm relação com a crise no sistema prisional.
“Zelamos pela segurança dos nossos funcionários e usuários”, garantiu Harley Davidson, diretor do Sintro. Ainda segundo Harley, algumas empresas liberaram quase completamente a frota. Segundo o Sintro, a frota de ônibus da capital potiguar é formada por 630 veículos. Nesta época do ano, em razão das férias, 380 mil pessoas usam o transporte público diariamente na cidade.
O assessor de comunicação da PM (Polícia Militar), major Eduardo Franco reforçou que a corporação garante a segurança dos ônibus, bem como a presença das Forças Armadas na capital auxiliará no trabalho de prevenção a ataques.
Ataques
Até o momento, vinte e seis ônibus e micro-ônibus, cinco viaturas do governo do estado e das prefeituras, um caminhão, dois carros particulares, quatro delegacias e outros três prédios públicos foram alvos de criminosos. Não há informação de pessoas feridas. Os atentados, a maioria incendiários, foram registrados em dez municípios.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, está sendo investigado se os ataques têm relação com a crise no sistema penitenciário do estado. “Pessoas já foram presas”, afirmou, mas sem revelar a quantidade de detidos.
A maioria dos ataques aconteceu no mesmo momento em que a PM fazia a remoção de 220 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. No local, 26 detentos morreram durante uma rebelião no final de semana. Destes, segundo o governo, 15 foram decapitados. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Na quinta-feira, após novo enfrentamento em Alcaçuz, muitos presos ficaram feridos. A PM confirma que há novos mortos dentro da unidade, mas não informou o número. Neste sábado, enquanto os contêineres eram posicionados, equipes do Itep (Instituto Técnico de Perícia) encontraram e recolheram duas cabeças, um antebraço, um braço e uma perna. (AG)