Segunda-feira, 03 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil ONU lança site para ajudar refugiados a encontrar emprego no Brasil

Compartilhe esta notícia:

A plataforma visa facilitar os processos de contratação de refugiados vivendo no Brasil. (Foto: Reprodução Internet/ Empoderando Refugiados)
Por Gabriella Rocha*

O site Empresas com Refugiados foi lançado hoje (3), através do Pacto Global e da Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). A proposta da plataforma é oferecer um portal que facilite os processos de contratação de refugiados vivendo no Brasil. O evento aconteceu em São Paulo. Através do site, voltado principalmente para empresas, gestores poderão encontrar orientações a respeito da admissão destes. Da mesma forma que os brasileiros, refugiados e solicitantes de refúgio têm direito à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o que garante que eles trabalhem regularmente no país. Ainda assim, um documento que comprove o pedido de refúgio destes basta como forma de registro para empregá-los.

Em 2018, o Brasil recebeu 10.522 refugiados de mais de 100 países, mas apenas 5 mil possuíam registro ativo no país. Para o oficial da Acnur, Paulo Sérgio Almeida, este número se dá pelo fato de que muitos chegam no país pelas fronteiras do norte, e, devido a dificuldades financeiras, não conseguem se deslocar para outros estados, mesmo querendo trabalhar. Caio Pereira, secretário executivo do Pacto Global, reconhece que o principal desafio das companhias, normalmente, é a falta de conhecimento sobre as possibilidades de contratação. Para ele, é fundamental que organizações participem ativamente na sociedade, incentivando causas sociais, como esta: “As empresas precisam refletir a diversidade da população”. Ainda nesse quesito, estudos comprovam que empresas que seguem esse perfil, além de serem mais lucrativas, permanecem no mercado por mais tempo. É o que Adriana Carvalho, gerente de Princípios de Empoderamento da Organização das Nações Unidas (ONU), demonstra, ao comentar a importância socio-econômica de investir em uma sociedade mais inclusiva.

Outro projeto, voltado para mulheres na condição de refugiadas, também busca auxiliar e assegurar a adaptação destas no país, através do “Empoderando Refugiadas”. Até então, 130 mulheres vindas da Colômbia, Síria, Moçambique, República Democrática do Congo e Venezuela, firmaram parcerias com o governo e receberam empregos e benefícios.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mecanismo faz cérebro “esquecer” que está com fome. Descoberta pode ajudar no tratamento da obesidade
Recadastramento de filhas de militares que recebem pensão do estado tem novo prazo
https://www.osul.com.br/onu-lanca-site-para-ajudar-refugiados-a-encontrar-emprego-no-brasil/ ONU lança site para ajudar refugiados a encontrar emprego no Brasil 2019-04-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar