Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O deputado gaúcho Onyx Lorenzoni foi nomeado ministro extraordinário de Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Onyx disse que o governo brasileiro ainda é "grande, pesado e lento". (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi nomeado, nesta segunda-feira (5), ministro extraordinário do governo de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A nomeação, assinada pelo presidente Michel Temer e o ministro Eliseu Padilha, foi publicada na edição desta segunda do Diário Oficial da União.

Um dos principais articuladores da candidatura de Bolsonaro e um dos coordenadores da campanha, Onyx Lorenzoni já foi anunciado pelo presidente eleito como futuro chefe da Casa Civil.

Desde que Bolsonaro venceu a eleição presidencial no último domingo (28), Onyx passou a comandar o processo de transição do novo governo. Na última semana, ele se reuniu quase diariamente com o presidente eleito no Rio de Janeiro, onde Bolsonaro reside com a família.

O futuro presidente poderá indicar até 50 pessoas para cargos temporários na equipe de transição. Entre esses nomes está o de Onyx Lorenzoni, que se licenciará do mandato de deputado a partir do ano que vem para assumir o comando da Casa Civil.

Transição

A equipe de transição de Bolsonaro passará a despachar, a partir desta segunda-feira, na sede do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília. São 22 gabinetes para a equipe do presidente eleito, além de sala de reuniões e auditório. Bolsonaro confirmou que vai a Brasília nesta terça-feira (6). Na quarta-feira (7), o presidente eleito vai encontrar o presidente Michel Temer.

Os ministérios de Temer abasteceram um sistema eletrônico com informações gerais e sigilosas para a nova equipe. Os integrantes terão acesso às contas, programas e projetos do governo federal e vão mergulhar nos números. Eles também receberão celulares para acessar o sistema “governa”.

Novo ministério

Veja quem são os cinco ministros que já foram anunciados pelo presidente eleito: Onyx Lorenzoni (Casa Civil); Paulo Guedes (Economia); General Augusto Heleno (Defesa); Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública).

Suplente de Onyx Lorenzoni diz que apoia Bolsonaro

Apesar de pertencer a um partido da oposição, o suplente de Onyx Lorenzoni (DEM-RS) na Câmara deve seguir os passos do titular. Washington “Coração Valente” (PDT-RS) afirmou nesta segunda (5) que suas ideias são parecidas com as do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

“Eu vou ter o meu posicionamento, claro que a gente tem que ter respeito pelo partido, mas eu tenho a minha linha de pensamento”, disse após reunião com Lorenzoni, nomeado ministro extraordinário para a transição de governo.

“Essa minha de conduta é alinhada com o presidente sim”, afirmou. Segundo ele, isso não deve causar atritos com o PDT, partido que já declarou que será oposição a Bolsonaro porque há pouco tempo até o fim da legislatura.

Ex-jogador de futebol, Washington foi campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010. Ele afirmou que a possibilidade de fundir o Ministério do Esporte a outras pastas no próximo governo não seria um problema.

“Eu acho que isso ainda não se definiu, apesar de que o pensamento do presidente é esse, mas isso não significa que ele vai cortar recursos do esporte”, afirmou.

O suplente ficará na Câmara até fevereiro de 2019, quando os eleitos neste ano assumem seus mandatos. Ele participou de reunião rápida com Lorenzoni nesta segunda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A edição deste ano do Enem tem o menor percentual de ausentes desde 2009
O número de médicos e professores caiu na Câmara de Deputados. O número de militares e religiosos subiu
https://www.osul.com.br/onyx-lorenzoni-e-nomeado-ministro-extraordinario-de-bolsonaro/ O deputado gaúcho Onyx Lorenzoni foi nomeado ministro extraordinário de Bolsonaro 2018-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar