Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2025
Os cabos pertencem a empresas de telefonia e à CEEE Equatorial.
Foto: SMSEG/PMPAOperação realizada nessa terça-feira (29) pela prefeitura de Porto Alegre resultou na apreensão de quase 3 toneladas de fios e cabos de energia e telefonia, além de luminárias públicas. O material, que havia sido furtado, estava em dois depósitos no bairro Restinga (Zona Sul). Ao menos um dos estabelecimentos foi interditado e dois suspeitos conduzidos à 2ª Delegacia de Polícia.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), trata-se da maior apreensão já realizada neste ano. Os cabos pertencem a empresas de telecomunicações e à concessionária CEEE Equatorial, ao passo que os equipamentos de iluminação são de propriedade da própria prefeitura. Como esse tipo de material não costuma ser disponibilizado para comercialização, ficou reforçada a suspeita de crime de receptação.
A operação foi conduzida por agentes do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic), Guarda Municipal e Diretoria-Geral de Fiscalização, órgãos vinculados à SMSEG. Eles contaram com o reforço de integrantes da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
Qualquer cidadão pode denunciar furtos de fios e cabos, bem como qualquer outro crime, por meio do telefone municipal 156 ou do aplicativo “156+POA”. Também estão à disposição a Guarda Municipal (153) e a Brigada Militar (190), bem como o serviço Disque-Denúncia (181). O procedimento é sigiloso, sem riscos à identidade e segurança ao denunciante.
(Marcello Campos)