Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Verão Operação Golfinho faz balanço de suas ações. Até o momento, salvamentos já superam números da temporada anterior

Compartilhe esta notícia:

(Foto: banco de dados/O Sul)

Mal começou a temporada do verão 2019 e as ocorrências já preocupam os responsáveis pela Operação Golfinho. Com início no dia 15 de dezembro, até a primeira semana de janeiro, foram registrados 149 salvamentos no Rio Grande do Sul, representando número superior ao apontado no mesmo período de 2018, que foi de 100 salvamentos.

O tenente coronel Jefferson Ecco, responsável pelo Batalhão de Policiamento da Brigada Militar, em Tramandaí, menciona outros dados referentes à Operação Golfinho, traçando um paralelo entre as ocorrências, considerando o mesmo período da temporada anterior. Ele cita, por exemplo a atenção preventiva aos banhistas, o chamado apito, que desde o início da Operação Golfinho, dia 15 de dezembro, até o momento, chegou a 35.185, contra 25.391 no último verão.

Com o aumento da temperatura das águas, a presença de águas-vivas ganhou intensidade nesta temporada, representando um acréscimo nas lesões, já na ordem de 31.657 até o momento. Em toda a temporada 2017/2018, totalizaram 192.111 ocorrências. Por isso mesmo, a Brigada Militar pede cautela aos banhistas para que fiquem atentos à presença das conhecidas mães d’água, pois provocam queimaduras e vermelhidão na pele, somadas a dor. O recomendável é a utilização apenas de vinagre no local, o que  ameniza os primeiros sintomas. Em casos mais graves, deve ser procurado um posto de saúde para atendimento especializado.

Em função da quantidade expressiva de banhistas em toda a orla, considerando Litoral Norte e Costa Doce, a Brigada Militar recomenda muito cuidado em relação ao mar e também às chamadas águas internas (rios e lagoas). Não é aconselhável o banho nestes locais após as refeições nem depois da ingestão de bebidas alcóolicas, apesar da atenção dos salva-vidas a qualquer movimentação de risco. O alerta serve para as crianças, somado à recomendação para que não se afastem de seus responsáveis. Pulseiras de identificação são ótimas opções que auxiliam no momento de busca. Até este primeiro balanço da Operação Golfinho, já foram localizadas pela BM 186 crianças perdidas, contra 93 na última temporada. Este ano, são 321 pontos de guarda-vidas em toda a orla, sendo 228 no Litoral Norte.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Verão

Rede Pampa estará presente no litoral até o fim da temporada para a realização da cobertura de verão
Sol volta a brilhar no Litoral Norte gaúcho
https://www.osul.com.br/operacao-golfinho-faz-balanco-de-suas-acoes-ate-o-momento-salvamentos-ja-superam-numeros-da-temporada-anterior/ Operação Golfinho faz balanço de suas ações. Até o momento, salvamentos já superam números da temporada anterior 2019-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar