Terça-feira, 26 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 5 de dezembro de 2016
A frase e outras semelhantes estampada em muitos dos cartazes exibidos neste final de semana em Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e dezenas de outras cidades em manifestações realizadas de forma espontânea, mandaram dois recados:
1) A elite política do País continua desconectada dos verdadeiros anseios dos cidadãos em relação à gestão pública e à conduta dos seus governantes.
2) É possivel promover manifestações gigantescas em protesto contra determinadas situações sem necessariamente intimidar a sociedade com bombas, pedras, destruição de patrimônio e agressão a policiais.
A mobilização antirreforma
A resistência às medidas de reforma da estrutura do Estado e da previdência dos poderes, contida no pacote encaminhado à Assembleia Legislativa, recebe resistências em diversos segmentos. O governo tem como maior argumento em favor da aprovação das medidas os números apresentados que revelam uma situação pré-falimentar das finanças públicas. Porém, a resistência identificada dentro da sua base, poderá levar a que a extinção de algumas estruturas seja negociada em troca de cortes mais profundos.
PMDB e PSDB dão apoio ao pacote
Depois do PMDB, bancada do governador José Ivo Sartori, agora o PSDB firmou posição favorável à aprovação das propostas de enxugamento da máquina pública. Foi durante o encontro que os tucanos tiveram no fim de semana com os prefeitos e vereadores eleitos.
Causa e efeito
Ao mesmo tempo em que amarga uma drástica redução na receita de impostos gerados pelo comércio e serviços da capital, aparentemente o governo do município parece não ter percebido que tem contribuído para essa queda de receita. A escandalosa invasão de camelôs nas ruas, comercializando produtos eletrônicos, roupas, jóias, relógios, hortigranjeiros, cigarros contrabandeados e outros itens, constrange e agride o comércio legalmente estabelecido. Na rua dos Andradas por exemplo, a ousadia chega ao ponto de se instalarem bancas de produtos eletrônicos, sapatos e roupas, na porta de estabelecimentos que pagam impostos para vender produtos semelhantes. Uma triste cena de fim de governo.
Como fica a eleição em Gravataí
Depois que o Tribunal Superior Eleitoral anulou a eleição em Gravataí, onde o ex-deputado Daniel Bordignon (ex-PT, atualmente no PDT) foi o mais votado, agora o município convive com duas dúvidas. Bordignon poderá lançar a mulher, Rosane Bordignon, como candidata do PDT na nova disputa que deve ocorrer em março. Há dúvidas, como se o responsável direto pelo cancelamento do último pleito, ele possa indicar sua esposa para a eleição. Em relação ao atual prefeito, Marco Alba (PMDB), segundo colocado na eleição, ainda não há certeza de que ele aceitará concorrer nesta nova eleição.
Voltar Todas de Flavio Pereira
Os comentários estão desativados.