Domingo, 23 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Operação Lava-Jato impulsiona honorários até de advogado que não atua no caso

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

Envolvidos na maior operação de combate à corrupção do País, advogados criminalistas do Paraná estão passando ao largo da crise econômica brasileira. A Lava-Jato, sediada em Curitiba (PR), aqueceu o mercado dos escritórios, que ampliaram equipes e passaram a cobrar mais. Até quem não está atuando no caso saiu lucrando. “É natural. Tanto pela clientela quanto pela complexidade da causa”, disse o advogado Antônio Figueiredo Basto, que defende o doleiro Alberto Youssef e outros sete clientes na operação.

Ele e outros defensores da Lava-Jato disseram nunca ter trabalhado tanto. Viagens a São Paulo e a Brasília são frequentes. Finais de semana foram tomados pelo serviço. Audiências se estendem ao longo de toda a semana. Equipes dobraram de tamanho. Alguns escritórios tiveram que recusar ou desistir de outros casos, devido ao volume de trabalho.

“Os valores estão ficando inviáveis, exorbitantes”, disse o advogado Mauricio Zampieri de Freitas, que trabalha como criminalista há 17 anos. Seu escritório não atua na Lava-Jato. Atende réus em Tribunal do Júri e sem o poderio econômico de empreiteiros. Nos últimos meses, ele recebeu pelo menos dois antigos clientes dos escritórios da Lava-Jato, que acharam os preços “absurdos”. Fechou novos contratos e também viu seus honorários subirem. “O meu piso aumentou porque o teto desses grandes escritórios está muito alto”, afirmou.

Houve ainda quem mudou de status após a operação. O advogado Jeffrey Chiquini, 25 anos, virou sócio de seu ex-professor Haroldo Nater, que advoga para cinco investigados. Chiquini agora atende Waldomiro Oliveira, tido como laranja de Youssef.

Os advogados admitiram que a operação funciona como “vitrine”, mas sabem que a bonança terá fim. “Não vai ter Lava-Jato todo ano. Uma hora a crise chega”, disse um deles. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Prefeita foragida da polícia federal teve vida humilde antes de ostentar luxo na internet
José Dirceu tem registro de advogado cassado pela OAB de São Paulo
https://www.osul.com.br/operacao-lava-jato-impulsiona-honorario-ate-de-advogado-que-nao-atua-no-caso/ Operação Lava-Jato impulsiona honorários até de advogado que não atua no caso 2015-08-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar