Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Polícia Operação policial combate a venda de diplomas falsos de graduação e especialização em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A Operação Educatio foi deflagrada pela Polícia Civil

Foto: Polícia Civil/Divulgação
A Operação Educatio foi deflagrada pela Polícia Civil. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Agentes da Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Civil deflagraram, na manhã desta quinta-feira (30), em Porto Alegre, a Operação Educatio com o objetivo de reprimir a venda de diplomas falsos de graduação e especialização e os crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, entre outros.

Foram cumpridos na Capital 17 mandados de busca e apreensão e ordens de indisponibilidade de bens dos envolvidos no esquema. Os agentes apreenderam documentos, computadores, telefones, HDs e diversos objetos. Participaram da ação 105 policiais e 42 viaturas.

A investigação iniciou no final de 2016, a partir de diversas denúncias de irregularidades envolvendo a emissão de diplomas de graduação e especialização de várias áreas, principalmente da saúde. Os criminosos realizavam a venda a pessoas que não teriam cursado nenhuma cadeira em universidades. As próprias instituições utilizadas na fraude não teriam, conforme o Ministério da Educação, autorização para ofertar esses cursos.

Segundo a Polícia Civil, “além de tais vendas de diplomas e ofertas indevidas de cursos, os investigados buscariam a constituição de ampla gama de laranjas para dar aparência de lícito aos ativos gerados, bem como para se distanciar apenas, aparentemente, das atividades criminosas, evitando a vinculação de suas imagens ao negócio ilícito explorado”.

“Como a maioria dos diplomas diz respeito à área da saúde, acaba-se por gerar absoluto risco à integridade física e à vida de pessoas, que serão atendidas por pessoas que sequer teriam a formação básica para o ato”, destacou o delegado Max Otto Ritter.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Polícia

Prazo para contestar o IPTU 2020 de Porto Alegre termina na segunda-feira
Traficante é preso com 50 quilos de maconha em carro roubado na BR-290
https://www.osul.com.br/operacao-policial-combate-a-venda-de-diplomas-falsos-de-graduacao-e-especializacao-em-porto-alegre/ Operação policial combate a venda de diplomas falsos de graduação e especialização em Porto Alegre 2020-01-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar