Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Operadoras estão autorizadas a bloquear o sinal dos dispositivos que pirateiam a TV paga

Compartilhe esta notícia:

Segundo especialistas da Anatel, o corte dos sinais será feito remotamente pelos prestadores de serviços. (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que as operadoras que prestam serviços de telecomunicações cortem o acesso de aproximadamente 5 milhões de aparelhos clandestinos que, hoje, estão em uso no País. Paralelamente, a agência retirou de circulação, com apoio de agentes da Polícia Federal, 1,4 milhão de aparelhos que seriam vendidos.

Essas caixinhas de TV clandestinas, popularmente conhecidas como “gatonets” ou “TV Box”, permitem ao usuário acesso a serviços fechados de aplicativos, como os streamings de filmes, por exemplo.

A determinação já começou a valer na quinta-feira (9). Segundo especialistas da Anatel, o corte dos sinais será feito remotamente pelos prestadores de serviços, ou seja, não será necessário entrar na casa dos usuários para inviabilizar o acesso das “caixinhas clandestinas”.

Avaliação técnica

A identificação dos usuários do produto ocorre após a avaliação técnica de um modelo específico de caixinha. O passo seguinte é identificar se os endereços dos servidores acionados por esses equipamentos estão fornecendo conteúdo pirata. A partir daí, é feita uma denúncia contra esses equipamentos e os servidores específicos. Cabe à Anatel, então, autorizar o bloqueio na rede desses equipamentos identificados.

A determinação ocorre após a agência receber informações do uso generalizado do recurso. Um grupo interno da agência fez uma avaliação dos dados recebidos e, partir desse diagnóstico que foi concluído nos últimos dias, apontou a lista de equipamentos que devem ser bloqueados.

Vários modelos

Vários modelos de aparelhos serão bloqueados. Apesar de se tratar de um recurso ilegal, pois acessa clandestinamente serviços restrito a assinantes, os aparelhos de “TV Box” são comercializados livremente em grandes sites de comércio eletrônico.

Lojas como a Amazon, empresa que possui um serviço fechado de streaming de vídeo, o Amazon Prime, vendem as caixinhas por preços que variam entre R$ 150 a R$ 430. Todas as demais lojas, como Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiz e Mercado Livre, também oferecem diversos modelos do aparelho. Segundo especialistas da Anatel, as lojas de comércio online podem ser alvo de algum tipo de punição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Presidente de grupo de ex-líderes mundiais diz que a contenção da crise climática até 2030 é decisiva para o futuro do planeta
Justiça Federal condena o INSS a revisar o valor da aposentadoria de beneficiária de acordo com a regra “revisão da vida toda”
https://www.osul.com.br/operadoras-estao-autorizadas-a-bloquear-o-sinal-dos-dispositivos-que-pirateiam-a-tv-paga/ Operadoras estão autorizadas a bloquear o sinal dos dispositivos que pirateiam a TV paga 2023-02-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar