Domingo, 18 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Oposição aposta em repercussão da polêmica do INSS para ampliar crise no governo Lula

Compartilhe esta notícia:

(Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Ampliação de crise

O PL pretende dar continuidade à repercussão da polêmica do INSS para ampliar os desgastes gerados pelo tema no governo Lula. O partido deve intensificar nos próximos dias a mobilização pelo avanço da CPMI para investigar o assunto no Congresso, enquanto divulga peças publicitárias em diferentes meios de comunicação na busca de apelo popular à temática.

Declarações estratégicas

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue reiterando em entrevistas a ideia de que sua condenação à prisão no processo sobre a tentativa de golpe de Estado significará uma “sentença de morte”. Opositores do ex-mandatário avaliam que a série de menções sobre sua saúde e idade avançada sinalizam uma estratégia para solicitar prisão domiciliar, caso seja condenado.

Em família

Lideranças do Planalto avaliam que, caso Jair Bolsonaro siga inelegível em 2026, o ex-presidente deve indicar um nome da própria família para concorrer à Presidência. Apesar do favoritismo do governador paulista Tarcísio de Freitas para suceder o ex-mandatário, há a expectativa de que ele use o “peso” do sobrenome para favorecer seu candidato nas urnas.

Momento oportuno

O chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, aproveitou a prisão de Marcos Roberto de Almeira (Tuta), líder do PCC, neste sábado, para defender o avanço da PEC da Segurança Pública. Em uma publicação nas redes sociais, o ministro elogiou o trabalho da Polícia Federal e afirmou que o avanço da proposta no Congresso deve viabilizar “ainda mais integração de dados e uma coordenação mais eficaz” no combate à criminalidade.

Combate à pirataria

A Anatel e a Ancine firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para impedir a distribuição ilegal de conteúdo audiovisual no Brasil. Com foco na veiculação clandestina de filmes, séries e eventos esportivos, as agências vão intensificar a fiscalização e o bloqueio de plataformas piratas.

Drones para segurança

Está em discussão na Câmara o projeto que determina regras para o uso de drones por órgãos de segurança pública e pelas Forças Armadas. O deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), autor do texto, busca regulamentar o uso dos equipamentos em operações policiais, perícias, patrulhamentos, investigações, buscas, reconhecimento de áreas de risco e combate ao tráfico.

Incentivo ao vacinador

O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) apresentou na Câmara uma proposta de incentivo aos profissionais de enfermagem do SUS que atuam em salas de vacinação. O texto sugere a adoção de vantagens, auxílios e gratificações para trabalhadores da categoria, de modo a valorizar os profissionais e garantir a “retenção de talentos” na área.

BPC adicional

Aguarda tramitação no Senado o projeto que garante auxílio financeiro adicional para estudantes com deficiência cadastrados no Benefício de Prestação Continuada. O senador Romário (PL-RJ), autor do texto, propõe que o incentivo seja repassado em parcela única a esta população após cada etapa concluída no ensino básico e superior.

Transportes em pauta

A Comissão de Infraestrutura do Senado recebe nesta terça-feira o ministro dos Transportes, Renan Filho, para uma oitiva sobre o plano de trabalho da pasta dos próximos dois anos. A oitiva ocorre a pedido do senador Confúcio Moura (MDB-RO), sob a justificativa de verificar se as “ações governamentais estão alinhadas às reais necessidades da população”.

Apelo contra fake news

O IBGE sinalizou na última semana que a divulgação de fake news sobre o trabalho da entidade vem causando dificuldades na coleta de informações no Brasil. O instituto fez um apelo para que a população não acredite em notícias falsas que distorcem informações sobre a rotina de visitas domiciliares de pesquisadores da entidade.

Marcha dos municípios

Representantes de cidades de todas as regiões do Brasil se reúnem no Distrito Federal nesta segunda-feira para o início da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Organizada anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios, a edição deste ano abordará o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”.

Avaliação de magistrados

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados realiza neste domingo, em todas as capitais brasileiras, a 3ª edição do Exame Nacional da Magistratura. A avaliação, de 80 questões de múltipla escolha, é obrigatória para os bacharéis em Direito interessados em participar de concursos da magistratura.

Turismo sustentável

O Ministério do Turismo do Brasil firmou uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Quênia para intensificar a cooperação entre os países no desenvolvimento do turismo sustentável. O acordo, destinado à ampliação do fluxo de turistas nos dois territórios, inclui troca de informações e experiências, promoção conjunta em eventos internacionais, estímulo a investimentos e ações de capacitação de profissionais do setor.

Regularização fundiária

O Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre inicia nesta segunda-feira mais um mutirão do Programa ReguLAR para atender moradores das comunidades Vila Dutra Jardim e Vila Fraternidade. Realizada em parceria com a Defensoria Pública do Estado, a iniciativa articula negociações para regularização fundiária, incluindo pagamentos de dívidas em atraso, quitação antecipada do saldo devedor e regularização da titularidade do contrato.

Proteção animal

Protetores de animais de Porto Alegre agora podem se cadastrar durante todo o ano junto ao Gabinete da Causa Animal da prefeitura. Os habilitados terão acesso a atendimento veterinário na Unidade de Saúde Animal Victória e a dez vagas mensais de castração em clínicas credenciadas.

Bruno Laux

@obrunolaux

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Adultos disfuncionais
https://www.osul.com.br/oposicao-aposta-em-repercussao-da-polemica-do-inss-para-ampliar-crise-no-governo-lula/ Oposição aposta em repercussão da polêmica do INSS para ampliar crise no governo Lula 2025-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar