Quinta-feira, 09 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
17°
Fair

Brasil Oposição paraguaia pede impeachment de presidente por acordo com o Brasil

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental da segunda ponte entre os dois países. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Um acordo energético feito com o Brasil vem causando polêmicas no Paraguai. Nesta quarta-feira (31), A oposição do país vizinho anunciou que entrará com um pedido de impeachment contra o presidente, Mario Abdo, e o vice-presidente Hugo Velázquez.

A parceria com o governo Bolsonaro foi firmada em maio mas veio a pública somente agora. Ela estabelece um cronograma até 2022, de compra da energia gerada pela hidrelétrica Itaipu. Uma das contestações dos parlamentares paraguaios é a elevação dos custos para a estatal de eletricidade do país que subirá mais de R$ 200 milhões.

Também em função do acordo, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Alberto Castiglioni, deixou o cargo, sendo substituído por Antonio Rivas.

Na Câmara dos Deputados, serão necessários 53 votos para a acusação dos chefes do Executivo federal. Atualmente, são 38 oposicionistas e a decisão deve depender do movimento dissidente do partido de governo Honor Colorado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Com recorde de público no Beira-Rio, Inter vence Nacional e se classifica às quartas da Libertadores
Nos Estados Unidos, juros caíram pela primeira vez em 11 anos. Saiba como isso nos afeta
Deixe seu comentário
Pode te interessar