Terça-feira, 26 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 4 de janeiro de 2019
Primeiro foi uma foto de Beto O’Rourke, de cabelo comprido, tocando em uma banda punk. Agora, um vídeo de Alexandria Ocasio-Cortez dançando no topo de um prédio, quando estava na universidade. As duas coisas foram postadas pela direita para atacar os jovens políticos progressistas, e os dois esforços foram fracassos retumbantes.
O vídeo de Ocasio-Cortez a mostra dançando em estilo “Clube dos Cinco”, bem anos 1980, no topo de um edifício, ao som de “Lisztomania”, do grupo Phoenix. O vídeo, gravado quando Ocasio-Cortez estudava na Universidade de Boston, já circulou pela internet no passado, mas na quinta-feira (3) se tornou sucesso viral.
O vídeo ressurgiu inicialmente na quarta-feira (2), um dia antes de Ocasio-Cortez tomar posse como a deputada federal mais jovem a entrar para o Congresso dos Estados Unidos.
Um internauta que tem elos com grupo de extrema-direita QAnon, que difunde teorias de conspiração, postou o vídeo com a seguinte mensagem: “Eis a sabichona comunista favorita dos Estados Unidos mostrando o quanto ela é idiota…” Mas se o objetivo de veicular o vídeo era zombar da jovem congressista, a resposta que ele despertou foi exatamente a oposta.
Um exemplo de comentário é “mal posso esperar para que meus inimigos postem um vídeo que me mostra dançando, e bem gostosa, com o cabelo lustroso da juventude, enquanto eles agem como se eu tivesse invadido o Hotel Watergate”, tuitou Nicole Cliffe.
Desde que Ocasio-Cortez irrompeu no cenário político, com sua surpreendente vitória nas primárias sobre Joseph Crowley, o deputado que representava seu distrito, ela se tornou um dos alvos favoritos da direita. As posições políticas dela — que se descreve como socialista democrática —, bem como sua inexperiência, ofendem os direitistas. Ela já foi criticada pelas roupas que usa, e por talvez ter usado o apelido “Sandy” quando estava no Ensino Médio.
No entanto, os ataques normalmente saem pela culatra. Ocasio-Cortez, de 29 anos, se tornou celebridade nos últimos meses, com a ajuda de comentários francos que ela transmite em vídeos ao vivo nas mídias sociais.
Os ataques da direita tomam por alvo aquilo que a torna popular: sua visão nova e nada cínica quanto ao que pode ser realizado em Washington. Talvez suas posições sejam ingênuas, mas, para muitos americanos, elas também parecem refrescantes.
É mais ou menos o que aconteceu com Barack Obama quando ele era candidato. Você se lembra daquelas fotos que mostravam o jovem Obama fumando alguma coisa que parecia ser maconha (mas podia ser só um cigarro)? Elas só serviram para torná-lo ainda mais “cool”.
É difícil ver que vantagem estratégica alguém pode levar por expor velhas fotos ou vídeos de políticos em que eles parecem antenados e divertidos quando jovens.
Os comentários estão desativados.