Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Organização da Fórmula 1 muda horários de treinos por causa do funeral do príncipe Philip

Compartilhe esta notícia:

A categoria decidiu alterar os horários dos treinos do GP da Emilia-Romagna, a segunda etapa da temporada 2021, marcada para o circuito do Imola. (Foto: Reprodução)

O funeral do príncipe Philip, do Reino Unido, que morreu aos 99 anos na última sexta-feira, vai causar impacto na Fórmula 1 neste final de semana. Para evitar um conflito com o evento que acontecerá em Londres, a categoria decidiu alterar os horários dos treinos do GP da Emilia-Romagna, a segunda etapa da temporada 2021, marcada para o circuito do Imola.

A principal mudança será no horário do treino oficial de classificação, que será agora às 9h (de Brasília), uma hora antes do que era previsto. Isso porque o cortejo do corpo do Duque de Edimburgo está previsto para acontecer a partir das 10h40min, quando a definição do grid para o GP da Emilia-Romagna estaria em seus momentos decisivos na programação original.

Como, pelo regulamento da Fórmula 1, o treino oficial de classificação só pode ocorrer com um espaço de duas horas para a terceira e última sessão de treinos livres, esta também foi antecipada das 7 horas para as 6 horas.

As mudanças no sábado acabaram gerando um efeito cascata na sexta-feira, primeiro dia de atividades de pista de um GP, já que o regulamento prevê que o terceiro treino livre precisa ter início com um espaço mínimo de 19h para a segunda sessão. Assim, os dois primeiros treinos livres foram antecipados em 30 minutos e agora começam às 6h (TL1) e às 9h30min (TL2).

Antes do início do treino oficial de classificação, no sábado, a Fórmula 1 decretará um período de um minuto de silêncio em homenagem ao príncipe Philip. Curiosamente, a categoria também estava na Itália na data do funeral da princesa Diana, em 1997. O horário da corrida, no domingo, segue inalterado: a largada será às 10h.

Onda de homenagens

Uma onda de homenagens vem sendo registrada no Reino Unido e em diversas partes do mundo desde sexta-feira (9), quando morreu o príncipe Philip, duque de Edimburgo, aos 99 anos. O período de luto nacional no Reino Unido terminará oficialmente a partir do próximo sábado (17), quando o funeral real será realizado na capela de São Jorge, dentro do castelo de Windsor.

Um minuto de silêncio acontecerá em todo o país, coincidindo com o início do funeral, às 11h, horário de Brasília. A rainha Elizabeth 2ª descreveu a morte do marido como “tendo deixado um grande vazio em sua vida”, afirmou no domingo (11) o príncipe Andrew, filho do casal e duque de York. Descrevendo como a morte repercutiria na sociedade, ele acrescentou: “Perdemos o avô da nação.”

Os preparativos para o funeral no próximo fim de semana, que segundo o Palácio de Buckingham “refletem muito” os desejos do príncipe Philip, foram adaptados à realidade imposta pela pandemia do coronavírus.

Apenas 30 pessoas – entre filhos, netos e outros parentes próximos do duque – poderão comparecer à cerimônia pelas regras de distanciamento social que vigoram em todo o país.

Membros da Família Real, incluindo Charles, o príncipe de Gales, caminharão atrás do caixão. A rainha seguirá separadamente para a capela.

Entre os membros da Família Real que comparecerão à cerimônia está o príncipe Harry, que voará de sua casa na Califórnia para o Reino Unido. Sua esposa Meghan Markle, a duquesa de Sussex, que está grávida de seu segundo filho, foi aconselhada por médicos a não viajar, informou o Palácio de Buckingham. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da BBC News.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

O piloto inglês Lewis Hamilton lamenta a situação da pandemia: “Meus pensamentos e orações estão com os brasileiros”
O brasileiro Bernardinho será técnico da seleção masculina de vôlei da França após os Jogos de Tóquio
https://www.osul.com.br/organizacao-da-formula-1-muda-horarios-de-treinos-por-causa-do-funeral-do-principe-philip/ Organização da Fórmula 1 muda horários de treinos por causa do funeral do príncipe Philip 2021-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar