Sábado, 28 de Março de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Fair

Bem-Estar Organização Mundial de Saúde diz que pessoas sem sintomas de coronavírus não precisam utilizar máscaras

Higiene das mãos é mais eficaz, diz a organização

Foto: Reprodução
Segundo contagem da Universidade Johns Hopkins, Itália tem agora mais de 80 mil infectados, quase o mesmo tanto que a China. (Foto: Reprodução)

Mesmo com confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a OMS (Organização Mundial de Saúde) assegura que não há necessidade de se fazer uso indiscriminado de máscaras médicas. Porém, o órgão adverte que a população deve fazer a higiene correta das mãos para evitar contaminações em geral – como gripes comuns, por exemplo.

Segundo a OMS, pessoas que não apresentam sintomas da doença ou que não tiveram contato com infectados só devem usar máscara se forem atender alguém com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Quem esteve com pacientes suspeitos e apresentar sintomas como tosses e espirros deve utilizar as máscaras para evitar a propagação. Em situações como essa, é necessário procurar um serviço de saúde.

A OMS adverte que o uso das máscaras somente é eficaz se combinado com medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a desinfecção com álcool gel. Também é necessário aprender como colocar e descartar os equipamentos.

Como usar

Antes de colocar a máscara, é fundamental que se higienize corretamente as mãos com água e sabão ou álcool gel; cubra a boca e o nariz, certificando-se de que não há espaços entre o rosto e a máscara. Evite tocar a máscara enquanto a usa. Se isso acontecer, lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool gel. Quando a máscara estiver úmida, troque-a. Nunca reutilize a máscara.

Como retirar

Tire a máscara por trás (não toque na parte da frente); descarte a máscara em um recipiente fechado. Após a retirada, lave as mãos com água e sabão ou faça a higienização com álcool gel.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bem-Estar

Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 2020 e vê alta menor da economia brasileira
“Nossas instituições devem ser honradas”, diz o ministro do Supremo Gilmar Mendes
Deixe seu comentário
Pode te interessar