Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 18 de abril de 2018
A Decon (Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor), do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e os demais órgãos públicos de defesa do consumidor – Ministério Público Estadual, Procon de Porto Alegre e ProconRS – divulgaram nota advertindo os consumidores a terem cuidado com os sites Viagogo e Stubhub, que vendem ingressos para shows, mas que estariam entregando outros bilhetes que não aqueles comprados pelo consumidor.
“O consumidor acaba sendo lesado não só por não conseguir ingressar, em alguns casos, no evento mas também porque não consegue o dinheiro de volta referente à diferença lograda”, informa a nota.
A Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor instaurou o inquérito policial n° 405/700610, para apurar a conduta dos responsáveis legais pelo site Viagogo, sob a perspectiva penal, por haver indícios, em tese, de crimes contra as relações de consumo.
Os consumidores gaúchos que, de alguma forma, se sentirem lesados pelas práticas abusivas acima descritas poderão procurar a Decon na av. Presidente Franklin Roosvelt, n° 981, em Porto Alegre, para registro de ocorrência policial.
O Procon Porto Alegre informa ainda que notificou a rede de cartão de crédito Visa para que no prazo de cinco dias úteis apresente esclarecimentos sobre o endereço para o qual estão sendo direcionados os pagamentos feitos nos sites Viagogo e Stubhub.
Oferta farta
Os sites comercializam desde ingressos para shows de artistas nacionais e internacionais no Brasil, em diferentes cidades do País, como Porto Alegre e São Paulo, como também para a Copa do Mundo e para a Champions League, Roland Garros, em países diversos. É possível ainda buscar espetáculos ou eventos em diferentes destinos, como Londres, Paris, Berlim, Amsterdã, Tóquio, entre outros locais.
Juntos os sites oferecem milhares de opções de ingressos em mais de 50 países, seja para eventos de esportes, teatros, festivais ou shows, com promessa de entrega em casa em qualquer país do mundo.
Reclame aqui
No site de reclamações “Reclame Aqui” as empresas aparecem classificadas como “regular”.
No caso da Viagogo, o site informa que a empresa resolveu 64,7% dos problemas e respondeu 92,0% das reclamações. Foram 6.732 reclamações, respondidas em 2 dias e 23 horas, em média. A maioria das reclamações foram sobre “Cancelamento de compra”, “Compras pela internet” e “Dados incorretos impressos no ingresso”. De todos que reclamaram, 37,9% afirmaram que voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 4,71 para o atendimento recebido.
No caso da StubHub, a empresa resolveu 71,0% dos problemas e respondeu 99,9% das reclamações do site. Foram 788 reclamações respondidas em 4 dias e 2 horas, em média. A maioria das reclamações é sobre “Mau atendimento no SAC”, “Cancelamento de compra” e “Atraso na entrega”. De todos que reclamaram, 43,0% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 5,03 para o atendimento recebido.
A empresa StubHub encaminhou uma nota em resposta à reportagem. Leia na íntegra:
Posicionamento oficial da StubHub:
“A StubHub informa que possui um serviço de atendimento ao consumidor que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, através do seu site. Os nossos clientes contam com a garantia líder de mercado FanProtect, por meio da qual, caso alguma eventualidade impeça sua entrada no evento escolhido, substituímos seus ingressos por outros semelhantes, melhores ou, na falta de ingressos, reembolsamos completamente o consumidor. Somos uma plataforma de compra e venda de ingressos entre particulares disponível em 48 países ao redor do mundo. A empresa pertence ao grupo eBay e atua para garantir aos fãs a melhor experiência possível.”